Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Notas políticas

Contra-ataque

A Procuradoria de Justiça do Estado divulgou uma nota em que critica a resolução da Associação dos Municípios do Norte Pioneiro (Amunorpi), que pretende "disciplinar" a atuação do Ministério Público (MP) na região. "Ao contrário do que foi sustentado, os membros do Ministério Público não vêm praticando nenhuma ilegalidade", afirma o comunicado.

Liberdade – Dividida em tópicos, a nota da Procuradoria rebate cada uma das acusações feitas pela Amunorpi. "Não existe nenhuma entidade ou profissional legitimados a realizar a regulamentação dos inquéritos civis", defende a Procuradoria. "Quando o Ministério Público instaura inquéritos civis, eles são presididos por seus membros, os quais decidirão quais os atos, depoimentos e documentos serão necessários à instrução, obedecido, sempre, o ordenamento jurídico."

Incômodo – A resolução da Amunorpi, publicada na semana passada, é dirigida a um grupo de trabalho de Ibaiti, que investiga irregularidades na administração pública, como fraudes em licitações e desvio de dinheiro. Desde que foi criado, em 2003, o grupo ingressou com 137 ações civis públicas, promoveu 49 arquivamentos de inquéritos civis, expediu mais de 2 mil ofícios requisitórios de informações ou documentos e ouviu mais de 350 pessoas.

Treinando – O deputado estadual Marcos Isfer (PPS), que sempre votou com o governo, está com o discurso afiado contra o Palácio Iguaçu e já sinaliza o clima de campanha eleitoral pró-candidato a governador do partido, Rubens Bueno. Isfer classificou ontem a proposta do governo de criar o salário mínimo regional como "demagógica" e "eleitoreira". Mesmo assim, disse que vota a favor. E ainda chamou a emenda antinepotismo do Executivo de "farsa montada para enganhar deputados".

Distância – O líder da oposição na Assembléia, Valdir Rossoni (PSDB), aproveitou as críticas do governador a deputados aliados para sustentar sua posição de ficar bem longe de uma aliança com o PMDB do Paraná. "Não quero ser vocês amanhã", provocou. O governador, segundo ele, vem dando sinais claros de que quer os aliados da campanha, como o PT que apoiou o PMDB no segundo turno da eleição, bem longe.

Firmes – Apesar do distanciamento do PMDB com o PT, o governo ainda conta com fiéis escudeiros do partido do presidente Lula. Exemplos são o ex-líder do governo, Natálio Stica e Hermes Fonseca, que não compareceram para votar a emenda antinepotismo da Assembléia, atendendo a pedido do governador. Da bancada, os únicos que saíram em defesa de Élton Wélter foram André Vargas e Tadeu Veneri, que normalmente votam contra o Palácio Iguaçu.Plano C – Com as indefinições de Gustavo Fruet e Alvaro Dias, os tucanos continuam trabalhando para encontrar nomes competitivos para enfrentar o atual governador do estado, em outubro. Além de Affonso Camargo, Valdir Rossoni e João Cláudio Derosso, o PSDB também namora os nomes de Hermas Brandão e Luiz Carlos Hauly.

Da Vinci – O ex-governador do Paraná Jaime Lerner é o único brasileiro entre 15 convidados para expor seus trabalhos em Chicago, Estados Unidos, em um evento que vai reunir obras de inventores. A exposição é inspirada no perfil inventor de Leonardo Da Vinci e os convidados são considerados "futuros Da Vinci". A exposição será aberta na quinta-feira.

Servidores – Está na pauta de votação da Câmara Municipal de Curitiba, hoje, o reajuste de 6% no salário dos funcionários municipais, proposto pela prefeitura. A bancada independente promete apresentar emenda propondo aumento de 8%.

Violência – O vereador Tico Kuzma participou ontem de uma mobilização na frente da PUC pedindo punição ao assassino da estudante Alessandra Bernardi, morta no último dia 1.º. Ele, que perdeu o pai no início do ano, também assassinado, está organizando o movimento Basta de Violência.

Pinga-fogo

* As declarações do deputado estadual Dobrandino da Silva (PMDB) em uma reunião em Ciudad del Leste, no Paraguai, não deve afetar em nada o dia-a-dia parlamentar.

* Dobrandino e o ex-deputado federal Cláudio Rorato incentivaram os protestos na Ponte da Amizade e fizeram duras críticas à Receita Federal e ao governo brasileiro.

* Apesar de a atitude de Dobrandino ser considerada uma quebra do decoro parlamentar por alguns deputados, o presidente da comissão de ética da Assembléia, Nelson Garcia (PSDB), diz que só abrirá processo contra ele se o presidente da Casa assim decidir.

* O presidente, Hermas Brandão (PSDB), por sua vez, diz que só vai pedir abertura de processo de for provocado por algum deputado.

Você pode se interessar

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.