• Carregando...

A Procuradoria de Justiça do Estado divulgou uma nota em que critica a resolução da Associação dos Municípios do Norte Pioneiro (Amunorpi), que pretende "disciplinar" a atuação do Ministério Público (MP) na região. "Ao contrário do que foi sustentado, os membros do Ministério Público não vêm praticando nenhuma ilegalidade", afirma o comunicado.

Liberdade – Dividida em tópicos, a nota da Procuradoria rebate cada uma das acusações feitas pela Amunorpi. "Não existe nenhuma entidade ou profissional legitimados a realizar a regulamentação dos inquéritos civis", defende a Procuradoria. "Quando o Ministério Público instaura inquéritos civis, eles são presididos por seus membros, os quais decidirão quais os atos, depoimentos e documentos serão necessários à instrução, obedecido, sempre, o ordenamento jurídico."

Incômodo – A resolução da Amunorpi, publicada na semana passada, é dirigida a um grupo de trabalho de Ibaiti, que investiga irregularidades na administração pública, como fraudes em licitações e desvio de dinheiro. Desde que foi criado, em 2003, o grupo ingressou com 137 ações civis públicas, promoveu 49 arquivamentos de inquéritos civis, expediu mais de 2 mil ofícios requisitórios de informações ou documentos e ouviu mais de 350 pessoas.

Treinando – O deputado estadual Marcos Isfer (PPS), que sempre votou com o governo, está com o discurso afiado contra o Palácio Iguaçu e já sinaliza o clima de campanha eleitoral pró-candidato a governador do partido, Rubens Bueno. Isfer classificou ontem a proposta do governo de criar o salário mínimo regional como "demagógica" e "eleitoreira". Mesmo assim, disse que vota a favor. E ainda chamou a emenda antinepotismo do Executivo de "farsa montada para enganhar deputados".

Distância – O líder da oposição na Assembléia, Valdir Rossoni (PSDB), aproveitou as críticas do governador a deputados aliados para sustentar sua posição de ficar bem longe de uma aliança com o PMDB do Paraná. "Não quero ser vocês amanhã", provocou. O governador, segundo ele, vem dando sinais claros de que quer os aliados da campanha, como o PT que apoiou o PMDB no segundo turno da eleição, bem longe.

Firmes – Apesar do distanciamento do PMDB com o PT, o governo ainda conta com fiéis escudeiros do partido do presidente Lula. Exemplos são o ex-líder do governo, Natálio Stica e Hermes Fonseca, que não compareceram para votar a emenda antinepotismo da Assembléia, atendendo a pedido do governador. Da bancada, os únicos que saíram em defesa de Élton Wélter foram André Vargas e Tadeu Veneri, que normalmente votam contra o Palácio Iguaçu.Plano C – Com as indefinições de Gustavo Fruet e Alvaro Dias, os tucanos continuam trabalhando para encontrar nomes competitivos para enfrentar o atual governador do estado, em outubro. Além de Affonso Camargo, Valdir Rossoni e João Cláudio Derosso, o PSDB também namora os nomes de Hermas Brandão e Luiz Carlos Hauly.

Da Vinci – O ex-governador do Paraná Jaime Lerner é o único brasileiro entre 15 convidados para expor seus trabalhos em Chicago, Estados Unidos, em um evento que vai reunir obras de inventores. A exposição é inspirada no perfil inventor de Leonardo Da Vinci e os convidados são considerados "futuros Da Vinci". A exposição será aberta na quinta-feira.

Servidores – Está na pauta de votação da Câmara Municipal de Curitiba, hoje, o reajuste de 6% no salário dos funcionários municipais, proposto pela prefeitura. A bancada independente promete apresentar emenda propondo aumento de 8%.

Violência – O vereador Tico Kuzma participou ontem de uma mobilização na frente da PUC pedindo punição ao assassino da estudante Alessandra Bernardi, morta no último dia 1.º. Ele, que perdeu o pai no início do ano, também assassinado, está organizando o movimento Basta de Violência.

Pinga-fogo

* As declarações do deputado estadual Dobrandino da Silva (PMDB) em uma reunião em Ciudad del Leste, no Paraguai, não deve afetar em nada o dia-a-dia parlamentar.

* Dobrandino e o ex-deputado federal Cláudio Rorato incentivaram os protestos na Ponte da Amizade e fizeram duras críticas à Receita Federal e ao governo brasileiro.

* Apesar de a atitude de Dobrandino ser considerada uma quebra do decoro parlamentar por alguns deputados, o presidente da comissão de ética da Assembléia, Nelson Garcia (PSDB), diz que só abrirá processo contra ele se o presidente da Casa assim decidir.

* O presidente, Hermas Brandão (PSDB), por sua vez, diz que só vai pedir abertura de processo de for provocado por algum deputado.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]