• Carregando...
Sarney: biografia divulgada no blog do Senado. | Geraldo Magela/Agência Senado
Sarney: biografia divulgada no blog do Senado.| Foto: Geraldo Magela/Agência Senado
 |

Pinga-fogo

"Me ligaram e me disseram: ‘Você vai ter que ser o responsável para fazer com que isso aconteça’."

Henrique Meirelles, ex-presidente do Banco Central, ao anunciar que havia aceitado o convite da presidente Dilma Rousseff para presidir a Autoridade Pública Olímpica.

O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP, foto), afirmou ontem que irá propor um projeto de resolução para que a Casa passe a dar a palavra final sobre os chamados "contrabandos" em medidas provisórias. Os "contrabandos" são temas estranhos a MPs incluídos no Congresso. Pelo trâmite atual, se o Senado derrubar alguma dessas emendas, o projeto retorna à Câmara, que pode incluir novamente o tema. A proposta do Sarney é que, se o Senado recusar alguma proposta da Câmara, a MP não precise voltar. "É uma anomalia", disse. O presidente da Câmara, deputado Marco Maia (PT-RS), afirmou ser "a princípio" contrário à proposta. O tema ganhou força após a MP que criou a Autoridade Pública Olímpica. A Câmara incluiu na medida provisória uma emenda, de autoria de Maia, prorrogando, sem licitação, contratos de 6,4 mil concessionários instalados em aeroportos daInfraero. Os senadores queriam retirar a emenda, mas como isso faria a MP voltar à Câmara e perder a validade, acabaram aprovando-a.

O mundo dá voltas

Candidato a vice-presidente da República na chapa do tucano José Serra, o ex-deputado Indio da Costa (foto) é mais um integrante da ala dos insatisfeitos do DEM que pensa em deixar o partido. Com planos de se candidatar à prefeitura do Rio em 2012, Indio cogita ingressar no PDB, novo partido que será fundado pelo prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab. Se o fizer, Costa irá para a base da presidente Dilma. Vale lembrar que enquanto vice de Serra, o ex-deputado foi um dos maiores críticos da petista.

Para pensar...

"O endividamento é apenas uma das heranças malditas deixadas pelo governo Lula. É a conta que o brasileiro terá de pagar pela farra da abundância de crédito, em especial do consignado, uma modalidade de empréstimo que engordou os cofres dos banqueiros e deixou as famílias no vermelho."

Rubens Bueno, líder do PPS na Câmara Federal.

* * * * * *

Reforma política

Em reuniões marcadas para esta terça e a próxima quinta-feira, a Comissão de Reforma Política vai analisar quatro temas: suplência de senador; data da posse de chefes do Executivo; adoção do voto facultativo; e reeleição de prefeitos, governadores e presidente da República. Serão os dois primeiros debates de uma série de sete encontros agendados até o início de abril, conforme cronograma aprovado pelo grupo. Os integrantes da comissão acreditam que, após cada reunião, será possível chegar a uma decisão sobre os temas em exame, definindo as propostas do grupo para os itens tratados no dia. Quando não houver consenso, poderá haver votação, prevalecendo a posição da maioria simples.

Morreu na casca

Ontem, nos corredores da Assembleia, alguns deputados se reuniram e cogitaram a abertura de uma CPI para investigar as denúncias sobre irregularidades nos radares de Curitiba, exibidas pelo Fantástico, na noite de domingo. No entanto, quando perceberam que a CPI poderia atingir o governador Beto Richa (PSDB), cuja assinatura quando ainda era prefeito de Curitiba está firmada nos contratos que estariam sob investigação, os deputados abortaram a ideia.

Multado

O TJ confirmou a condenação de Roberto Nagahama, ex-secretário de Esporte e Lazer de Maringá, por improbidade administrativa. Nagahama foi processado por ter fretado, em agosto de 2005, um ônibus da prefeitura para levar de Maringá a Curitiba um grupo de simpatizantes do PSDB para uma uma convenção do partido na capital. Eles queriam fazer uma "surpresa" ao deputado Luiz Nishimori. A multa estipulada pelo TJ é de R$ 1.876,08.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]