• Carregando...

O tucano Gustavo Fruet decidiu apresentar um substitutivo aos 18 projetos que tramitam na Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara Federal sobre escutas telefônicas. A proposta inclui sugestões de outros parlamentares e pretende garantir o direito da população ao sigilo. O deputado federal paranaense quer tornar mais rigorosa a punição aos abusos na utilização de grampos em investigações.

Entre outras mudanças, a proposta aumenta a duração das escutas autorizadas e amplia as penas para quem descumprir a lei, especialmente se for servidor público ou político.

No projeto de Fruet foram incluídos ofícios das telefônicas que informam que só em 2008 as empresas gastaram R$ 15 milhões para atender ordens judiciais de interceptação telefônica.

Ainda não

Soluções de questões técnicas continuam emperrando a publicação na internet do nome dos cerca de 66 mil motoristas paranaenses que ainda não entregaram a carteira suspensa ao Detran. Ainda não há prazo para a divulgação da lista.

Corrida ao Detran

Ontem, em mais um dia de movimento intenso no Detran, 511 carteiras foram entregues em todo o estado. Somente na capital, houve 221 devoluções. Desde que o governo ameaçou mandar a polícia às casas dos motoristas infratores, há uma semana, o órgão recebeu 3.643 documentos.

Vereadores no Rio

Os vereadores de Curitiba Algaci Túlio (PMDB), Pedro Paulo (PT), Mario Celso Cunha (PSB) e Valdemir Soares (PRB) vão ao Rio de Janeiro na próxima semana. Os parlamentares, que fazem parte da Comissão Especial para a Copa de 2014 da Câmara, vão participar de um evento promovido pela CBF.

Pico

O vice-governador Orlando Pessuti (PMDB) circulou satisfeito ontem pela Assembleia. Disse que o número de turistas em Curitiba vai quintuplicar com a Copa do Mundo de 2014. Segundo ele, Curitiba, Paranaguá e Foz vão estar entre os 65 destinos turísticos que serão comercializados no "pacote Copa".

Grupo

A Assembleia também instalou ontem a Comissão Especial de Acompanhamento da Organização da Copa do Mundo de 2014. A proposta foi apresentada pelo deputado Osmar Bertoldi (DEM), que será presidente da comissão.

Escolinha

Os assessores dos 54 deputados estaduais participaram de um treinamento ontem na Assembleia. Ouviram explicações detalhadas de como devem proceder para apresentar os gastos dos parlamentares que vão ser divulgados no Portal da Transparência, que deve começar a funcionar no próximo mês.

Com ressalvas 1

O TC aprovou ontem com ressalvas as contas da Câmara de Londrina de 2004 e 2007. Nas contas de 2007, a ressalva é referente ao pagamento de uma pesquisa, no valor de R$ 7.320. Segundo o presidente da Casa naquele ano, Sidney de Souza, o levantamento ajudou a melhorar as ações da Câmara.

Com ressalvas 2

Já as contas de 2004, quando o presidente era Orlando Bonilha, receberam três ressalvas: extrapolação no salário de vereadores; falta de retenção do INSS nos salários dos parlamentares; e a falta de compensação de dois cheques durante o exercício. Vale lembrar que tanto Bonilha como Souza foram afastados da Câmara na última gestão (2004-2008), acusados de corrupção.

Pressão de suplentes

A PEC dos Vereadores, que disciplina gastos nas câmaras municipais, pode ser votada na próxima semana no Senado. Como foram apresentadas emendas à proposta, ela terá de ser analisada novamente pela CCJ.

Vargas Llosa 1

Presidente da Frente Estadual Pró-Leitura, o deputado estadual Ney Leprevost (PP) quer trazer o escritor peruano Mario Vargas Llosa para dar uma palestra em Curitiba. Recentemente, o peruano criticou o presidente venezuelano Hugo Chávez. Llosa disse que a Venezuela caminha para uma "ditadura comunista" se o país continuar se afastando da democracia.

Vargas Llosa 2

Chávez convidou Llosa para um debate, mas quando o escritor peruano aceitou, o presidente venezuelano desistiu do desafio. Llosa chegou a concorrer à presidência do Peru, mas foi derrotado por Alberto Fujimori, em 1990. As conversações para a vinda de Llosa a Curitiba estão apenas no início.

Pinga-fogo

Em nota à imprensa, a família de Gilmar Rafael Yared, um dos jovens mortos no acidente que envolveu o ex-deputado Fernando Ribas Carli Filho, afirmou que a renúncia do ex-parlamentar é uma "confissão de culpa", por meio da qual ele "procura blindagem e se traveste de vítima". Para os pais do rapaz, "uma vítima não renunciaria" e "não foi ‘o destino’ que acelerou aquele possante automóvel".

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]