• Carregando...
O prefeito em exercício Roberto Pupin foi oficializado como candidato em convenção | Divulgação/PP
O prefeito em exercício Roberto Pupin foi oficializado como candidato em convenção| Foto: Divulgação/PP
  • Em convenção que contou com a presença da ministra chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, o PT oficializou a candidatura do deputado estadual Enio Verri
  • O PMN homologou a candidatura à prefeitura do deputado estadual Dr. Batista, com Lira Belotti para vice, em chapa com PTN
  • O PSB confirmou o nome do ex-secretário de Estado com Relações com a Comunidade, Wilson Quinteiro para a disputa municipal
  • Alberto Abraão será candidato pelo PV
  • Apesar de ter sido apresentada como candidata do DEM a prefeita, a zootecnista Maria Iraclézia de Araújo estava sendo fortemente cotado para vice na chapa com o PT

As eleições deste ano em Maringá deverão ter oito candidatos a prefeito. Seis nomes foram apresentados durante as convenções partidárias realizadas no sábado (30). Estarão na disputa: Alberto Abraão Vagner Rocha (PV), Débora Paiva (PSOL), Dr. Batista (PMN), Enio Verri (PT) Hércules Ananias de Souza (PSDC), Maria Iraclézia de Araújo (DEM), Roberto Pupin (PP) e Wilson Quinteiro (PSB).

Apesar da determinação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para que os candidatos e as coligações fossem definidas até a meia- noite de sábado (30), o quadro político ainda não estava totalmente definido na manhã deste domingo (1º). O PP mantinha o nome de vice de Roberto Pupin em aberto, mesmo após o prazo estipulado pelo TSE.

PMDB e PSDB disputavam o cargo, mas ambos defendiam que só se coligariam com o partido do atual prefeito em exercício se pudessem indicar o vice.

O vice de Maria Iraclézia de Araújo também não havia sido definido. Até o final de sábado (30), o nome de Iraclézia era apontado para ocupar o cargo de vice de Enio, mesmo após o anúncio de sua candidatura à prefeitura na última quinta-feira (28).

Situações definidas

Na manhã de domingo, o nome do engenheiro civil Sidnei Telles (PSC) foi confirmado como vice na coligação encabeçada pelo deputado estadual Enio Verri (PT). PT, PSC, PDT, PC do B, PR, PPL e PRPB formam a coligação de apoio aos candidatos, formada em convenção que contou com a presença da ministra chefe da Casa Civil Gleisi Hoffmann.

O ex-secretário de Estado de Relações com a Comunidade, Wilson Quinteiro, definiu no final de sábado o seu vice-candidato: o advogado João Ruiz Agner Regiani (PSB). Até às 11h30 de domingo (1º), nenhum representante do partido foi encontrado para comentar sobre a coligação.

O PV decidiu na noite de sábado lançar candidatura própria em chapa única. Alberto Abraão Vagner da Rocha foi anunciado como candidato a prefeito e Adriano Danhoni é o vice. O candidato e presidente do PV em Maringá afirma que a maioria dos filiados ao partido decidiu em convenção pela candidatura própria.

No entanto, o presidente do PT em Maringá, Mário Verri, questiona esta decisão e defende que lideranças do Partido Verde, como ex-vereador Joba, apoiam a candidatura de Enio Verri. Joba não foi encontrado para comentar a discussão.

O PMN homologou a candidatura do deputado estadual Dr. Batista à prefeitura com Lira Belotti para vice, em chapa com PTN. A estudante de História, Débora Paiva, de 23 anos é a candidata do PSOL, com Bruno Coga (PSTU) para vice-prefeito. PCB integra, ainda, a coligação.

Hércules Ananias de Souza e Eliete Furlan são os candidatos a prefeito e vice do PSDC, confirmados desde quarta-feira (27).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]