• Carregando...
 | Alfredo Estrella/ AFP
| Foto: Alfredo Estrella/ AFP

A transparência nas informações públicas deve ser o tema central da conversa entre Hillary Clinton e a presidente Dilma Rousseff. A secretária de Estado norte-americana chegou ao Brasil para a 1ª Conferência Anual de Alto Nível da Parceria para Governo Aberto. Hillary fica dois dias em Brasilía onde também estarão presentes representantes de 42 países que devem aderir à iniciativa firmada por Dilma e Barack Obama há oito meses. A Parceria para o Governo Aberto é um acordo feito pelos governos para implementar medidas de prevenção à corrupção, promoção da transparência de dados públicos e utilização de ações que dão mais poder aos cidadãos e às populações em geral. Enquanto isso, estados brasileiros ainda têm dificuldade para adequar a própria legislação à Lei de Acesso à Informação, que entra em vigor em um mês.

Agressão

O vereador de Curitiba Professor Galdino (PSDB) foi agredido no Largo da Ordem no último dia 5. Segundo o parlamentar, ele conversava com eleitores nas proximidades de um bar quando alguns jovens, identificados por ele como "punks", começaram a ofendê-lo. Ao tentar deixar o local, foi derrubado no chão com um golpe por trás e recebeu pontapés. Um cliente do bar tentou defendê-lo e também foi agredido. De acordo com Galdino, os dois se refugiram em um estacionamento e chamaram a polícia, que demorou mais de uma hora para chegar.

Seminário

Curitiba receberá, no próximo dia 17 de maio, um seminário para discutir o Marco Civil da Internet. O evento será parte das atividades promovidas pela comissão que debate o projeto, que deve regulamentar o funcionamento da rede no país. Além de Curitiba, outras cinco capitais devem receber seminários. Serão realizadas, também, duas audiências públicas em Brasília e grupos de discussão no portal e-Democracia, da própria Câmara. A previsão é que o ciclo de apresentações públicas esteja encerrado no dia 5 de junho, e que a comissão encerre seus trabalhos e apresente a versão final do projeto no início do próximo semestre.

Aproveitando o feriadão

Diretor de Departamento de Transportes da prefeitura de Carlópolis, no Norte Pioneiro, o funcionário público José da Silva pediu uma ambulância emprestada para o prefeito da cidade, Carlos Alberto Saubier (PTB), para levar uma paciente para ser atendida em Curitiba, em plena Semana Santa. Segundo o funcionário, ao chegar na cidade, descobriu que os parentes dessa paciente estavam – convenientemente – em Guaratuba, curtindo o feriadão. Assim, resolveu seguir para o Litoral, com ambulância, paciente e tudo, e acabou ficando por lá. Ao voltar para Carlópolis, a aventura foi descoberta, e o funcionário acabou exonerado.

Correção

Ao contrário do que foi noticiado ontem na Gazeta do Povo, na matéria "Aberto, Iguaçu reaviva a memória política local", a "sala de situação" do governo estadual, que fica ao lado do gabinete do governador Beto Richa (PSDB), no espaço do antigo Salão Pé-de-Cachimbo, no segundo andar do Palácio Iguaçu, já foi inaugurada no início do mês de março. A sala serviu de local, por exemplo, para a reunião em que foram definidas as metas dos contratos de gestão firmados entre os secretários e o govenador, na semana passada.

Pinga-fogo

"Só se me abaterem fisicamente."

Agnelo Queiroz (PT), governador do Distrito Federal, negando que pense em deixar o cargo voluntariamente, depois de virem à tona denúncias de ligações dele com o bicheiro Carlinhos Cachoeira.

* * * * *

Colaboraram: Marco Martins e Vinícius Boreki.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]