• Carregando...
 | Ricardo Moraes/Reuters
| Foto: Ricardo Moraes/Reuters
 |

Pinga-fogo

Brizza Cabvalcante/Ag. Câmara

"A presidente Dilma Rousseff trocou seis por meia dúzia ao substituir o senador Alfredo Nascimento por Paulo Passos, porque as denúncias de malversação do dinheiro público no ministério e no Dnit não param."

Rubens Bueno, deputado federal e líder do PPS na Câmara, afirmando que o novo ministro agrava ainda mais crise nos Transportes.

Uma mudança cirúrgica no estatuto dos Correios, feita em maio deste ano, permite ao PT aparelhar os principais cargos de direção, chefia e gerência da estatal. "Dono" dos Correios no governo da presidente Dilma Rousseff, após uma longa hegemonia do PMDB na era Lula, o partido poderá agora levar funcionários de carreira de outros órgãos do governo para assumir essas vagas. Até então, essas funções só podiam ser ocupadas por servidores concursados da estatal. Agora o governo está livre para tirar os funcionários de carreira para trocá-los por apadrinhados políticos, o que já começa a gerar uma reação interna na empresa. A manobra foi assinada pela presidente e pelos ministros do Planejamento, Miriam Belchior (foto), e das Comunicações, Paulo Bernardo.

Passou batido

Na última sessão antes do recesso na Assembleia Legislativa, foi aprovado um requerimento do deputado Fabio Camargo (PTB, foto) solicitando uma auditoria no sistema Guardião – aparelho da secretaria da Segurança Pública que faz interceptações telefônicas. Entre outras coisas, o deputado quer saber quantas interceptações foram feitas com autorização judicial entre 2007 e 2010 e quem foi grampeado.

Para pensar...

"O movimento dos jovens que pintaram a cara, em 1992, pedindo o impeachment do então presidente Collor foi contra um tipo de corrupção. Mas, como a corrupção no Brasil já é crônica, as pessoas ainda não incorporaram, como aspecto de cidadania, a luta contra a corrupção de maneira mais ampla."

Ideraldo Beltrame, presidente da associação que organiza a Parada Gay, comentando porque esse tipo de evento consegue atrair uma multidão

Editais em braile

A Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara aprovou o projeto de lei que obriga os órgãos e entidades da administração federal, direta e indireta, a divulgar os editais de concursos públicos em braile. Pela proposta, do deputado Geraldo Resende (PMDB-MS), a obrigação também valerá para a divulgação dos gabaritos das provas.

Depoimentos Dallas

A Polícia Federal (PF) concluiu recentemente a coleta de depoimentos da operação Dallas, que investiga desvios de grãos, corrupção, formação de quadrilha e fraude em licitações no Porto de Paranaguá. Entre os principais suspeitos estão dois ex-superintendentes da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), Eduardo Requião e Daniel Lúcio Oliveira de Souza. Pelo menos um dos casos investigados deve ser concluído em breve pela quantidade de provas reunidas: a tentativa de compra de uma draga, em que havia um esquema montado para desviar cerca de US$ 5 milhões.

Rosário de críticas

Com sua língua tradicionalmente afiada, o senador Roberto Requião classificou ontem como "esdruxularia jurídica" a eleição de Ivan Bonilha para conselheiro do Tribunal de Contas do Estado na vaga que originalmente era do irmão dele Maurício Requião. O senador também criticou a falta de identidade da bancada peemedebista na Assembleia por apoiar, quase em sua totalidade, o governador tucano Beto Richa. Já sobre o processo que o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, move contra ele, o senador disse apenas que não há acordo nenhum entre os dois – Requião acusa Bernardo de ter proposto a ele um desvio de verba em uma obra no Paraná.

Visita ao Congresso

Apesar do recesso de julho, o Congresso continuará aberto para a visitação, entre os dias 18 e 31 de julho. É recomendado aos turistas que confirmem se a Casa estará aberta antes da visita, pelo número (61) 3216-1768. A visitação é gratuita.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]