• Carregando...

Nos trechos da caixa-preta divulgados, os pilotos são informados, primeiramente, de que a pista estava molhada e, alguns minutos depois, pouco antes do toque na pista, de que ela estava escorregadia. Para preservar as famílias dos pilotos, a CPI só divulgou os trechos dos diálogos durante a aproximação do avião, antes do toque na pista.

A Aeronáutica enviou para a CPI a gravação já em condições de divulgação. Na semana passada, a CPI não conseguiu reproduzir o aúdio porque faltava um software específico para ler o CD. No início da sessão, o vice-presidente da CPI, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), havia informado que passaria os áudios dos últimos 30 minutos, mas depois os demais parlamentares pediram que ele não divulgasse os trechos que mostram os pilotos desesperados tentando segurar o avião.

Um parecer em fase de elaboração pela Câmara condena a divulgação, pela CPI, das informações contidas nas caixas-pretas do avião da TAM. Cunha, porém, disse que o parecer tem apenas caráter indicativo e que a liberação dos dados seguiu decisão da maioria da CPI. Cunha pediu que seja elaborado um outro parecer sobre o assunto.

Na gravação, um dos pilotos pergunta, às 18h36m, se chove em Congonhas e a controladora de vôo Ziloá Miranda informa sobre chuva leve e contínua e diz que a pista está molhada. Às 18h48m, o piloto pergunta sobre as condições da pista e o controlador Celso Domingos Alves diz que ela estava "molhada e escorregadia". A partir desse trecho, a CPI optou por não divulgar os diálogos. Celso Domingos disse que até o toque do avião na pista parecia que não havia nenhum problema no vôo. A partir do pouso, no entanto, ele percebeu que a aeronave manteve a velocidade até o momento do acidente. Celso acompanhou o avião até ele sair da pista.

Perguntado pelo relator da CPI, deputado Marco Maia (PT-RS), se havia alguma recomendação específica naquele dia, o controlador informou que, quando começa a chover e algum piloto reporta que a pista está scorregadia, ele repassa a informação a outros pilotos.

Em outra frente de investigação, a CPI do Senado reúne-se nesta quinta para ouvir procuradores da República a respeito de resultados de auditorias realizadas para apurar denúncias de irregularidades em obras em diversos aeroportos do Brasil.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]