O vice-presidente da CPI do Apagão Aéreo da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), cobrou na manhã desta quinta-feira pressa da Aeronáutica em fornecer as informações sobre o acidente com o Airbus da TAM. Segundo ele, a CPI vai fazer cumprir a determinação de obter as informações em até 48 horas, nem que seja à força.
- A CPI está dando uma ordem que tem que ser cumprida. Se for necessário, faremos até busca e apreensão. A CPI terá acesso aos dados, nem que seja na marra - afirmou.
Eduardo Cunha disse que a CPI não vai atrapalhar as investigações, apenas exige acesso aos dados das caixas-pretas do Airbus. Segundo ele, sem essas informações, o trabalho da CPI é inócuo. O parlamentar disse ainda que a função da CPI é apresentar os responsáveis pelo acidente em Congonhas.
- A investigação é um processo complexo. Podemos ter conclusões diferentes do Cenipa. Nosso papel é apresentar culpados, dar uma resposta à sociedade. O Cenipa trabalha com a prevenção. Isso tem que ser rápido, não pode demorar meses, como no acidente da Gol. Sem caixa-preta o trabalho da CPI é inócuo. Segunda-feira queremos os dados disponíveis. A sociedade precisa de informação e é importante que a Aeronáutica entenda que as respostas precisam ser rápidas - afirmou Eduardo Cunha.



