Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Depoimento

CPI dos Bingos vai ouvir funcionária da Caixa nesta quinta sobre quebra de sigilo

A CPI dos Bingos aprovou na tarde desta quarta-feira requerimento convocando para depor a vice-presidente da área de tecnologia da Caixa Econômica Federal, Clarice Copetti. A comissão quer que ela esclareça como foi feito o vazamento das informações da conta do caseiro Francenildo dos Santos Costa, já que a área de tecnologia controla o sistema informatizado da Caixa. O depoimento está marcado para esta quinta-feira.

A CPI também impetrou nesta quarta um novo mandado de segurança no Supremo Tribunal Federal (STF) para tentar cassar a liminar que suspendeu na semana passada o depoimento do caseiro. Antes de a sessão ser interrompida, Francenildo contradisse o ministro da Fazenda, Antonio Palocci, dizendo que ele freqüentava a casa em Brasília onde iam ex-assessores de Palocci em Ribeirão Preto, acusados de corrupção. Na mesma CPI, o ministro negou ter ido à casa, conhecida em Brasília como "República de Ribeirão".

A CPI já teve um recurso negado esta semana pelo presidente da corte, ministro Nelson Jobim. No novo recurso, os parlamentares alteram os argumentos utilizados para tentar convencer o Supremo de que o depoimento do caseiro está dentro do foco de investigação da comissão.

O Supremo informou que o novo mandado de segurança será apreciado pelo ministro Marco Aurélio Mello. A expectativa da CPI é de que o ministro tenha um posicionamento diferente e permita a realização do depoimento. Caso o Supremo casse a liminar que proibiu o depoimento, a CPI pode ouvir o caseiro às pressas e dessa vez deve explorar a violação de seu sigilo bancário.

A divulgação de extratos bancários de uma conta do caseiro na Caixa mostrando que ele recebeu depósitos de cerca de R$ 38 mil de um empresário piauiense, que seria seu pai biológico, acirrou a briga entre governo e oposição.

A Caixa admite a possibilidade de o extrato ter saído de dentro do próprio banco. O presidente da CEF, Jorge Mattoso, disse que, se o papel for reprodução fiel do documento original, o extrato só pode ter sido obtido em uma das gerências do banco, tanto de uma agência quanto da sede.

Você pode se interessar

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.