Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Justiça

CPI dos Grampos rejeita convocação de Greenhalgh

Ex-deputado teve o nome envolvido na Operação Satiagraha. Foram dez votos contra a convocação e quatro a favor

A CPI dos Grampos da Câmara rejeitou nesta quarta-feira (12) um requerimento pedindo a convocação do ex-deputado petista Luiz Eduardo Greenhalgh. Ele teve o nome envolvido na Operação Satiagraha da Polícia Federal e contou com os votos da base aliada para não ter de depor na comissão. Foram dez votos contra a convocação e quatro a favor.

Greenhalgh trabalhou como advogado do grupo Opportunity. Segundo o banqueiro Daniel Dantas, sócio do grupo, o ex-deputado fez o papel de negociador do grupo com os fundos de pensão que controlavam a empresa Brasil Telecom.

Uma gravação telefônica da Operação Satiagraha mostra o ex-deputado em uma conversa com o chefe de gabinete da Presidência da República, Gilberto Carvalho. Greenhalgh pede a Carvalho que verifique se existe na Polícia Federal ou na Agência Brasileira de Inteligência alguma investigação contra Humberto Braz, braço-direito de Dantas. Carvalho retorna a ligação e diz que não há nenhuma investigação contra Braz na Abin.

Para o relator, deputado Nelson Pellegrino (PT-BA), a convocação não se justifica porque Greenhalgh foi apenas vítima de grampo. "Não considero que este requerimento tenha pertinência. Ele foi vitima de interceptação ilegal e não temos porque chamar todas as vítimas aqui".

O deputado Gustavo Fruet (PSDB-PR) afirma que a convocação seria importante para esclarecer se houve irregularidade no contato entre Greenhalgh e Carvalho. "Trata de pedir informações a um ex-deputado que falou com o chefe de gabinete do presidente para tratar de um assunto privado. Isso não pode ser tratado como natural".

Você pode se interessar

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.