• Carregando...
Ex-presidente e senador por Alagoas, Collor abriu guerra  contra o procurador-geral Rodrigo Janot. | Pedro França/Agência Senado
Ex-presidente e senador por Alagoas, Collor abriu guerra contra o procurador-geral Rodrigo Janot.| Foto: Pedro França/Agência Senado

O ex-presidente e senador Fernando Collor (PTB-AL) xingou o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, de “filho da p...” em discurso da tribuna do Senado na quarta-feira (5). Captado pela TV Senado, o comentário, feito em tom de sussurro, ocorreu no momento em que ele dizia ter comprado de forma regular os carros de luxo alvos de uma busca e apreensão na Operação Lava Jato no mês passado.

Collor argumentou ainda que, se houvesse alguma parcela em atraso na aquisição dos automóveis, o fato dizia respeito exclusivamente a ele e à empresa de quem comprou os carros. “Não podendo jamais, em tempo algum, sob risco de uma grave penalização judicial, a quem afirma que tal atraso se deve à falta de recursos escusos, afirmações caluniosas e infames”, disse, para em seguida fazer o xingamento.

No pronunciamento, Collor acusou Janot de ter vazado um parecer para a imprensa antes de ele ser remetido ao relator do seu inquérito, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Teori Zavascki. Ele disse que não quer ser “personagem involuntário” da campanha eleitoral que se desenvolve no Ministério Público Federal (MPF).

Escreva ou cole aqui o seu script HTML

Janot foi o mais bem votado na quarta-feira (5) da lista tríplice da Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR) para escolher os candidatos a comandar a Procuradoria-Geral da República pelos próximos dois anos. Em segundo e terceiro lugares, respectivamente, ficaram os subprocuradores Mario Luiz Bonsaglia e Raquel Elias Ferreira Dodge.

Collor cobrou que o Senado assuma sua “responsabilidade institucional” quando for analisar a indicação para o cargo que será feita pela presidente Dilma Rousseff – a tendência é que ela encaminhe à Casa o primeiro da lista. O jornal O Estado de S. Paulo apontou no mês passado que, diante do fato de 13 senadores serem alvos da Lava Jato, três dos quais alvos da busca e apreensão, há um risco de o nome de Janot ser rejeitado pelo Senado em votação secreta.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]