• Carregando...

Todos os municípios têm até o fim do mês para realizar a Conferência das Cidades – uma exigência do Ministério das Cidades para o planejamento urbano dos municípios. A Conferência Estadual será realizada em Foz do Iguaçu nos dias 21 e 22 de setembro. No fim do ano, haverá a conferência nacional.

Delegados – Os vereadores tucanos Celso Torquato, João Cláudio Derosso, Paulo Frote, Luís Ernesto e Nely Almeida vão ser delegados na segunda conferência municipal da cidade de Curitiba (ComCuritiba), que ocorrre nos dias 30 e 31 de julho, na Reitoria. O grupo do PSDB curitibano pretende apresentar para a população da capital a tese de como construir uma política sustentável de desenvolvimento urbano para Curitiba.

Esclarecimento – O deputado federal Ricardo Barros (PP) esclarece que o projeto apresentado por ele no Congresso não propõe a federalização ou a privatização dos Portos de Paranaguá e Antonina. Segundo Barros, a proposta, já aprovada na Câmara, susta o convênio entre a União e o governo do estado por 90 dias.

UTIs – O fechamento das Unidades de Terapia Intensiva da Santa Casa Maria Antonieta, em Goioerê, chamou a atenção do deputado estadual Antônio Anibelli (PMDB). Acompanhado do secretário estadual de Saúde, Cláudio Xavier, eles estiveram no município para averiguar a situação. Anibelli diz acreditar que se trata de problemas administrativos e Xavier prometeu intervir em busca de uma solução para os impasses.

Bate-chapa – Haverá bate-chapa na disputa pelo diretório do PT em Ponta Grossa. Os candidatos são o vereador e ex-presidente da Câmara Gerveson Tramontin Silveira e José Vanílson Cordeiro, do Sindicato dos Comerciários. Mais uma chapa se inscreveu, mas sem apresentar candidato à presidência do diretório: "Quero Meu PT de Volta" tem como lideranças o secretário do Trabalho, Padre Roque, e a deputada federal Selma Schons.

Aposentadoria – O deputado estadual Mauro Moraes (PL) quer acabar com a aposentadoria de ex-governadores. O projeto tramita na Assembléia há dois anos e ainda não foi levado a plenário. Além de precisar de apenas quatro anos de trabalho para receber um salário de cerca de R$ 20 mil mensais, a lei atual permite ainda que as viúvas também recebam este valor de forma vitalícia. Moraes não concorda com a possibilidade do substituto do governador, que assumir durante um curto período, sem ter sido eleito para a função, ter os mesmos direitos.

Cumulativo – Outro ponto previsto na proposta de Mauro Moraes é o fato de essa aposentadoria poder ser acumulada com proventos vindos de outras fontes. O deputado avalia que o governador Roberto Requião sancionará a medida, uma vez que, no cargo de prefeito, o atual governador acabou com as aposentadorias, que da mesma maneira, beneficiavam os ex-prefeitos.

Mantido – O prefeito de Mato Rico, Nilson Padilha (PP), contestou informação prestada pelo TRE dando conta de que teria sido afastado do cargo. Segundo o prefeito, muito embora o processo de cassação que sofreu, uma decisão judicial o mantém no cargo.

Na Justiça – Já sobre a cidade de Inajá, o TRE informou que o prefeito Manoel Aguilar Filho (PSDB) foi cassado, mas que uma decisão judicial o mantinha no cargo. De acordo com a assessoria jurídica do prefeito, todo o processo foi anulado. No município de Santa Fé, na verdade quem assumiu o cargo no lugar de Pedro Brambilla (PMDB) foi Fernando Brambilla, que é presidente da Câmara e filho do prefeito cassado. Novas eleições devem ser realizadas em Santa Fé até 4 de setembro.

Educação – O deputado estadual José Maria Ferreira (PMDB) reivindica da Secretaria Estadual de Educação a manutenção do projeto Educação para Jovens e Adultos (EJA) na Escola Francisco Gutierrez Beltrão, município de Ibiporã. Segundo o deputado havia projetos para transferir o EJA de Ibiporã. "Esta é uma região central e de fácil acesso para os moradores das regiões vizinhas. A Secretaria viu minha reivindicação com bons olhos", declarou. O EJA de Ibiporã forma 320 alunos ao ano.

PINGA-FOGO

* O secretário de Justiça e Cidadania, Aldo Parzianello, está recomendando aos prefeitos do Paraná que fiscalizem a restrição de propagandas de bebidas alcoólicas em locais freqüentados por jovens entre 18 e 21 anos.

* O secretário cita o estudo da Coordenadoria Estadual Antidrogas, mostra que cerca de 15% dos jovens dessa faixa etária apresenta algum grau de dependência. "Essa mobilização tem por finalidade proteger nossas crianças e jovens de um provável acesso ao uso de outras drogas", disse.

* O PTB jovem do Paraná fará uma manifestação hoje, na Boca Maldita, em defesa do partido e do deputado Roberto Jefferson.

* Durante a manifestação, o grupo vai usar camisetas com os dizeres: "Eu acredito no Roberto Jefferson".

* Falta menos de um mês para o vencimento do segundo contrato aditivo de serviço de água e esgoto em Ponta Grossa e a prefeitura ainda não decidiu que atitude irá tomar. As opções são retomar o serviço ou entregar a concessão novamente à Sanepar.

* Uma comissão parlamentar de inquérito na Câmara Municipal analisou o contrato anterior e não recomendou a renovação.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]