• Carregando...
Ademar Traiano: na capital, a coisa funciona de outro jeito. | Rodolfo Bührer / arquivo Gazeta do Povo
Ademar Traiano: na capital, a coisa funciona de outro jeito.| Foto: Rodolfo Bührer / arquivo Gazeta do Povo

Diante das cobranças da bancada petista na Assembleia Legislativa por rapidez na tramitação da PEC que proíbe a reeleição dos integrantes da Mesa Diretora, o órgão que dirige a Casa, o relator da matéria, deputado Ademar Traiano (PSDB), prometeu apresentar seu parecer sobre a proposta no dia 13 de setembro. De acordo com o regimento interno da Assembleia, isso deveria ter sido feito há mais de 40 dias. Ontem o tucano justificou que está tendo cautela na elaboração do relatório, a fim de que o Legislativo atue em consonância com a maioria das assembleias do país e também com a Constituição. "Não é demora, mas cautela. Vou procurar ser sensato e contemplar o sentimento da Casa", disse. A PEC veda a integrantes da Mesa da Assembleia "a candidatura para qualquer cargo na eleição imediatamente subsequente". Se aprovada neste ano, valerá para a próxima eleição, em 2011.

Precatórios

O secretário de estado da Fazenda, Heron Arzua, rebateu ontem a afirmação da Associação dos Municípios do Paraná de que o governo deixou de repassar às prefeituras cerca de R$ 90 milhões, em valores corrigidos, oriundos da compensação de dívidas do ICMS com precatórios judiciais, entre 2002 e 2007. Por lei, 25% do valor tem que ser repassado aos municípios. Segundo Arzua, o estado só irá fazer o repasse quando o precatório for liquidado e não no momento da compensação. "O estado não recebendo dinheiro não tem como passar os 25%", disse.

Falha com idosos 1

Decepção. Esse foi o sentimento da plateia que compareceu ao II Encontro com Candidatos, promovido ontem pelo Fórum Permanente da Pessoa Idosa de Curitiba e Região Metropolitana, em Curitiba. Só dois dos sete candidatos ao governo do estado compareceram. Quatro mandaram representantes. E o candidato do PDT, Osmar Dias, nem isso enviou. Todos haviam confirmado presença com a organização do evento, para apresentarem suas propostas para a população idosa. Mas a campanha carregou a maioria para Maringá.

Falha com idosos 2

Se os que compareceram do II Encontro com Candidatos – Paulo Salamuni (PV) e Avanilson Araújo (PSTU) – tivessem exposto projetos concretos sobre os cuidados com o envelhecimento, já sairiam em vantagem na corrida eleitoral. Dar atenção é a primeira regra. E os candidatos começaram mal com quem pode até não ter obrigação de votar, mas faz campanha – contra e a favor – para quem os conquista.

Licença

Os vereadores de Curitiba aprovaram ontem a prorrogação da licença do vereador Professor Galdino (PSDB), que é candidato a deputado estadual na eleição deste ano. Galdino, que passou 30 dias licenciados das atividades da Câmara, poderá passar mais 30 dias longe. Além de Galdino, o vereador Roberto Aciolli (PV), que é candidato a deputado estadual, também está licenciado. Durante o período de licença, os vereadores não recebem remuneração.

Humor em julgamento

O plenário do Supremo deve decidir hoje se mantém a liminar que suspendeu a proibição de programas de humor fazerem piadas com os candidatos que disputarão as eleições de outubro. A liminar, dada pelo ministro Carlos Ayres Britto (foto) na quinta-feira passada, é o primeiro item da pauta da sessão plenária. Em sua decisão, Ayres Britto afirmou que o impedimento fere o princípio constitucional da liberdade de expressão e cria impedimentos "a priori" aos programas, algo que já foi debatido e vetado pelo próprio tribunal.

"Vim pedir empenho do PMDB. A questão está nos deputados que estão fazendo corpo mole."

Osmar Dias, candidato ao governo estadual pelo PDT, cobrando mais empenho dos peemedebistas para reverter a vantagem de Beto Richa (PSDB) nas pesquisas de intenção de votos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]