• Carregando...
 |
| Foto:

A tão esperada primeira pesquisa eleitoral depois da definição dos candidatos mostra uma disputa acirrada pela prefeitura de Curitiba. O levantamento do Datafolha, divulgado na manhã de sábado, mostra Ratinho Júnior (PSC) com 27% da preferência do eleitorado, seguido por Luciano Ducci (PSB) e Gustavo Fruet (PDT), ambos com 23%. Como a margem de erro do levantamento é de três pontos porcentuais para cima ou para baixo, os três candidatos estão tecnicamente empatados. Em quarto lugar está Rafael Greca (PMDB), que soma 10% das intenções de voto. Os demais candidatos, juntos, alcançaram 1%.

Na distribuição do eleitorado, Ratinho lidera entre os mais pobres, Ducci entre os mais jovens e Fruet entre os mais escolarizados. A pesquisa mostra ainda que Fruet, apoiado pelo PT, não tem a preferência entre os simpatizantes do partido. Ratinho tem 38% das intenções entre os "petistas" contra 21% de Fruet. Já Ducci tem mais votos entre os simpatizantes do PSDB.

Na opinião de especialistas consultados pela reportagem, a campanha eleitoral ganha corpo a partir de agora, impulsionada pela divulgação do levantamento.

O diretor do Instituto Paraná Pesquisas, Murilo Hidalgo, acredita que as estratégias serão balizadas a partir dos indicadores da consulta e que o cenário embolado tende a acirrar críticas de vários lados. O empate entre três candidatos também indica que haverá segundo turno. "Ratinho passará a ser mais observado pelos demais candidatos", afirma Hidalgo. Para ele, o alto índice de eleitores com voto indefinido (63% na pesquisa espontânea) é um indicativo de que a eleição está próxima para os políticos, mas muito distante para o povo.

O sociólogo Marco Rossi, professor de Ciência Política da Universidade Norte do Paraná (Unopar), também acredita que os resultados mostram um cenário indefinido. "Não dá para dizer, neste momento, quem vai despontar ou se haverá polarização." Rossi ainda destaca que o resultado indica que muitos simpatizantes do PT ainda associam Fruet com o PSDB e, por isso, preferem Ratinho. Sobre a preferência dos simpatizantes do PSDB por Ducci, Hidalgo diz que o atual prefeito conseguiu associar sua imagem à do governador tucano Beto Richa.

Repercussão

Com uma pequena vantagem, Ratinho Júnior disse que recebeu com "alegria" os resultados porque está à frente dos demais. "É o que eu tenho sentido nas ruas." Ducci não escondeu a animação. "Fiquei muito feliz (...). É um resultado animador", disse. Ele destacou o empate técnico entre os primeiros colocados, mas fez questão de enfatizar que está em primeiro na pesquisa espontânea.

Os candidatos Fruet e Greca se manifestaram apenas por notas. "A campanha está apenas começando. Resultado de pesquisas não é motivo nem para euforia e nem para desânimo. Confiamos no poder da nossa militância", disse Fruet.

Já Greca disse que os números da consulta são "positivos" e disse que está subindo nas pesquisas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]