Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Dinheio público

De 20 Legislativos, nenhum divulga notas fiscais de gastos

Nenhuma das 20 assembleias ouvidas no levantamento do jornal Folha de S.Paulo divulga os valores das notas fiscais nem o nome dos fornecedores referentes aos gastos dos deputados. E apenas cinco delas publicam as despesas de cada parlamentar no site oficial – a Assembleia paranaense não está entre elas.

Desde o ano passado, o presidente da Assembleia do Paraná, Nelson Justus (DEM), vem prometendo votar o "projeto da transparência", que prevê a divulgação dos gastos dos deputados com a verba indenizatória mensal, além da lista de funcionários da Casa. No entanto, mesmo com o reinício dos trabalhos parlamentares em 2009, a proposta ainda não foi apresentada – e não há prazo estipulado para que isso aconteça. Abordado no plenário da Assembleia, Justus alegou ontem que estava sem tempo para atender a reportagem.

A pressão para que a medida seja finalmente levada a plenário cresceu nas últimas semanas, quando o Senado e a Câmara Federal decidiram divulgar as notas fiscais dos gastos dos parlamentares, a partir de abril.

"Não temos nada a esconder", disse ontem o deputado Waldyr Pugliesi, líder do PMDB na Assembleia. Para o deputado Tadeu Veneri (PT), as despesas dos parlamentares são colocadas em dúvida justamente porque falta clareza sobre como o dinheiro é gasto. Na visão de Reinold Stephanes Júnior (PMDB), a aprovação do projeto encerá de vez com as dúvidas que pairam sobre as ações de cada deputado. "Dois pontos ainda geram dúvidas na população: os cargos comissionados e a verba indenizatória", disse ele. (ELG)

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.