• Carregando...

Nenhuma das 20 assembleias ouvidas no levantamento do jornal Folha de S.Paulo divulga os valores das notas fiscais nem o nome dos fornecedores referentes aos gastos dos deputados. E apenas cinco delas publicam as despesas de cada parlamentar no site oficial – a Assembleia paranaense não está entre elas.

Desde o ano passado, o presidente da Assembleia do Paraná, Nelson Justus (DEM), vem prometendo votar o "projeto da transparência", que prevê a divulgação dos gastos dos deputados com a verba indenizatória mensal, além da lista de funcionários da Casa. No entanto, mesmo com o reinício dos trabalhos parlamentares em 2009, a proposta ainda não foi apresentada – e não há prazo estipulado para que isso aconteça. Abordado no plenário da Assembleia, Justus alegou ontem que estava sem tempo para atender a reportagem.

A pressão para que a medida seja finalmente levada a plenário cresceu nas últimas semanas, quando o Senado e a Câmara Federal decidiram divulgar as notas fiscais dos gastos dos parlamentares, a partir de abril.

"Não temos nada a esconder", disse ontem o deputado Waldyr Pugliesi, líder do PMDB na Assembleia. Para o deputado Tadeu Veneri (PT), as despesas dos parlamentares são colocadas em dúvida justamente porque falta clareza sobre como o dinheiro é gasto. Na visão de Reinold Stephanes Júnior (PMDB), a aprovação do projeto encerá de vez com as dúvidas que pairam sobre as ações de cada deputado. "Dois pontos ainda geram dúvidas na população: os cargos comissionados e a verba indenizatória", disse ele. (ELG)

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]