• Carregando...

Potencial candidato à reeleição, o governador Geraldo Alckmin tem investido em parcerias com o prefeito Fernando Haddad (PT) na cidade de São Paulo, onde trabalha para ampliar seu capital eleitoral. Adversários na cena politica, Alckmin, e Haddad viajaram juntos a Brasília para uma agenda comum no Supremo Tribunal Federal (STF). Haddad convidou Alckmin para audiência. Alckmin ofereceu-lhe carona.

Durante o voo, Haddad ouviu de Alckmin seus "causos" e piadas. Os dois se reuniram com o ministro Luiz Fux para defender a legalidade do pagamento de precatórios em parcela.

Não é a única parceria entre tucano e petista. Na sexta-feira, Alckmin irá à sede da Prefeitura para anunciar a transferência do Ceret (Centro de recreação do trabalhador) para a cidade nos próximos 99 anos. O centro funcionará como comitê olímpico.

Há 20 dias, os dois -que viajarão juntos para França em junho para o lançamento da Expo 2020- anunciaram a adesão da Prefeitura ao programa estadual de combate ao crack. Juntos, os dois já anunciaram convênios para construção de creches, unidades habitacionais e piscinões.

Segundo tucanos com trânsito no Palácio dos Bandeirantes, Alckmin mantém bons níveis de aprovação no interior do Estado. Mas precisa avançar na cidade.Ao se aproximar de Haddad, o governador se blinda contra ataques petistas e tenta neutralizar a ideia de que a diferença partidária produz prejuízos ao Estado. O cálculo, segundo aliados dos dois, não é apenas de conveniência política.

Alckmin tem com Haddad melhor relacionamento do que com seu sucessor, Gilberto Kassab (PSD), hoje um de seus maiores desafetos.

Embora qualifiquem a relação de institucional, petistas se preocupam com os efeitos sobre uma candidatura do PT ao governo no ano que vem. Ano passado, o PT comemorou a eleição de Haddad como um passo para a conquista do Palácio dos Bandeirantes.

Mas uma pesquisa qualitativa abateu o ânimo petista. Segundo petistas, o eleitor paulista tem resistido à ideia de o mesmo partido concentrar o governo federal, o estadual e a prefeitura. Petistas admitem que ainda não encontraram um discurso capaz de apagar essa concepção do eleitorado e que o partido está em busca do que o marqueteiro João Santana costuma chamar de "embocadura" para sua nova candidatura.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]