• Carregando...
Cunha e Picciani: dois peemedebistas em lados opostos. | Antonio Cruz/ Agência Brasil/Fotos Públicas
Cunha e Picciani: dois peemedebistas em lados opostos.| Foto: Antonio Cruz/ Agência Brasil/Fotos Públicas

Em recesso oficial, parlamentares do PMDB já iniciaram conversas para tratar da eleição do novo líder da bancada do partido, a maior da Câmara dos Deputados. Outras legendas também podem trocar de líder. De olho nisso tudo, está o Planalto, que vê nas cadeiras de comando das bancadas uma maneira de assegurar sua influência na formação da comissão especial de impeachment, cuja missão é opinar se a presidente Dilma Rousseff cometeu ou não crime de responsabilidade.

3 dos 4 deputados

do Paraná na Câmara devem votar pela permanência do governista Leonardo Picciani (RJ) na liderança do PMDB na Câmara. São eles: João Arruda, Sergio Souza e Hermes Parcianello. Osmar Serraglio tende a votar contra.

Opinião: 2016 e o tedioso rame-rame da pequena política

Leia a matéria completa

No último dia 17, o Supremo Tribunal Federal (STF) entendeu que os candidatos às 65 vagas da comissão devem ser indicados pelos líderes partidários, sem possibilidade de lançamento “avulso” de nomes, como queria a oposição. Assim, a troca de líderes que normalmente acontece todo início de ano ganhou outro peso em 2016.

A principal preocupação do Planalto é com o dividido PMDB, sigla formalmente pertencente à base. Por ser hoje a maior bancada da Casa, com 67 parlamentares, o PMDB também tem direito a indicar mais nomes ao grupo que vai analisar o impeachment. Por isso, aliados de Dilma tentam manter a liderança nas mãos do deputado Leonardo Picciani (RJ), que defende a permanência da petista no cargo, contrariando o grupo afinado com o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ).

Para aliados, o recesso foi positivo a Picciani, que em dezembro chegou a perder a cadeira por uma semana para Leonardo Quintão (MG), após uma manobra do grupo de Cunha e do vice-presidente Michel Temer (PMDB). “O pessoal vai para casa, se desmobiliza. Quem já está no poder se beneficia. E o impeachment esfriou desde a decisão do STF”, disse o deputado federal João Arruda (PMDB-PR), que deve se reunir nesta terça-feira (12) com Picciani e outros parlamentares.

Aliado de Dilma, Picciani admite incluir dissidentes na análise do impeachment

Para vencer a disputa interna pela liderança do PMDB na Câmara Federal, Leonardo Picciani (RJ) já admitiu recuo em parte das indicações que fez no ano passado para integrar a comissão especial do impeachment da presidente Dilma Rousseff. A proposta agora feita aos dissidentes do PMDB é reproduzir as diferentes posições da bancada dentro da comissão, de forma proporcional. Ou seja, a ideia é demonstrar que ele estaria disposto a abrigar algumas vozes divergentes no grupo do impeachment. Como os dissidentes até agora não chegaram a um nome de consenso para indicar ao lugar do atual líder do partido na Câmara, aliados acreditam que a “proposta” de Picciani deve ser acatada.

Embate interno

O primeiro embate interno no retorno aos trabalhos legislativos, previsto para o início de fevereiro, ocorre justamente para decidir que modelo de votação será usado para definir o novo líder do PMDB – se serão necessários os votos de dois terços da bancada ou apenas da maioria simples. Com o partido praticamente dividido ao meio, Picciani defende que a eleição seja por maioria simples.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]