• Carregando...

Os candidatos à presidência nacional do PT estarão em Curitiba, neste domingo, apresentando aos filiados as propostas de campanha para dirigir o partido. O debate faz parte da preparação para o Processo de Eleição Direta (PED),que escolherá a nova Executiva Nacional do PT no próximo dia 18 de setembro. Neste domingo também é esperado a definição de Tasso Genro, presidente interino, se concorre ou não.

Genro não confirmou presença porque ainda não sabe se será candidato. Ele havia posto como condição para a candidatura o afastamento de José Dirceu da chapa da tendência Campo Majoritário. O ex-ministro que enfrenta processo no Conselho de Ética da Câmara Federal não quer se afastar.

São esperados em Curitiba os sete candidatos que estão na disputa: Markus Sokol, Válter Pomar, Raul Pont, Maria do Rosário, Gegê, Plínio de Arruda Sampaio e Tarso Genro. O debate ocorre em todo o país como parte do processo de eleição do partido.

O resultado da eleição preocupa o deputado estadual Tadeu Veneri, que concorre à presidência estadual. Se o Campo Majoritário vencer, o deputado prevê uma cisão no partido porque todas as pessoas envolvidas em irregularidades no governo fazem parte do grupo.

Para André Vargas, presidente estadual do PT e ligado à tendência Campo Majoritário, a postura de Tadeu Veneri e de outras correntes do partido é a da "velha visão dos partidos comunistas", de ser uma sigla pequena e formada apenas por quadros. Ele argumenta que a proposta do Campo Majoritário é outra. "Acreditamos na construção democrática a partir da formação política das pessoas. Para isso, todos podem participar do PT, desde que possam aderir aos princípios partidiários", disse.

A eleição no dia 18 de setembro será realizada em 4.484 cidades. Estão aptos a votar, em âmbito municipal, estadual e nacional 821.017 filiados. Além dos sete candidatos a presidente, foram inscritas dez chapas nacionais que concorrerão a 81 vagas no Diretório Nacional.

Leia a reportagem completa na Gazeta do Povo

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]