• Carregando...

Os candidatos à presidência da Câmara Federal Osmar Serraglio (PMDB-PR), Aldo Rebelo (PCdoB-SP) e Ciro Nogueira (PP-PI) protocolaram ontem ofício na presidência da Casa com pedido para realização de debates pela TV Câmara entre os parlamentares que disputam o cargo. Os três argumentam que a emissora não está disposta a fazer os debates por pressão do deputado Michel Temer (PMDB-SP), considerado favorito na disputa. "Eles não aceitam porque o Michel não quer", afirmou Serraglio.

Aldo disse que o objetivo dos debates é permitir à população e aos próprios parlamentares conhecer as propostas de cada candidato.

"Vejo como um receio desnecessário, porque queremos esclarecer aos deputados e telespectadores os nossos programas. Aqui não há disputa de pessoas, mas de ideias", afirmou o comunista.

Por meio de sua assessoria, Temer explicou que não existe nenhuma "pressão" para não realizar o debate. O deputado ressaltou ainda que não participará de nenhum debate promovido pela TV Câmara.

Os três candidatos ameaçam boicotar as entrevistas individuais que serão realizadas pela TV Câmara com cada um dos candidatos caso a emissora não reveja a sua postura. Por meio de nota, a TV Câmara e a Secretaria de Comunicação da Câmara informam que não houve consenso entre os assessores dos quatro candidatos para a realização de debate na primeira reunião realizada para discutir a participação em programas da emissora.

De olho em 2010

Em uma possível estratégia para fortalecer alianças de olho em 2010, o governador Roberto Requião convidou sete prefeitos de municípios na região de Campo Mourão para uma reunião na próxima quarta-feira. As cidades são: Janiópolis, Peabiru, Luiziana, Boa Esperança, Campo Mourão, Juranda e Campina da Lagoa. O encontro será na Granja Canguiri.

Sei lá 1

O diretor da Paraná Esporte, Ricardo Gomyde (PCdoB), disse que desconhece o motivo da multa de R$ 532,60 aplicada a ele pelo Tribunal de Contas do Paraná. Punido por não respeitar processo licitatório na compra de R$ 465 mil em material esportivo, ele afirmou que nem sequer sabe a qual licitação o TC está se referindo.

Sei lá 2

Gomyde se defendeu e alegou que, por enquanto, tudo não passa de uma multa. "Ainda cabe recurso da decisão. Assim que identificarmos o problema, vamos prestar as informações necessárias ao Tribunal de Contas", afirmou.

Em Maringá

O MP não aceitou a defesa apresentada pelo advogado do vereador e presidente da Câmara de Maringá, Mário Hossokawa (PMDB). No fim de dezembro, o MP pediu a cassação do mandato do vereador porque a lei eleitoral proíbe que recursos oriundos de cooperativas sejam usados para financiar a campanha eleitoral, e segundo a representação, Hossokawa teria recebido doações de uma cooperativa de saúde.

Ele fica

A Justiça negou ontem um pedido de liminar contra a posse do vereador de Londrina Sidney de Souza (PTB) na Câmara Municipal. Souza ocupa a vaga deixada pelo prefeito interino, Padre Roque Neto (PTB). Souza é investigado por denúncias de corrupção na própria Câmara, que teriam acontecido no ano passado.

Eficiência

O presidente da Câmara Federal, Arlindo Chinaglia (PT-SP), explicou esta semana ao presidente do STF, Gilmar Mendes, o sistema de acompanhamento de leis que pretende implantar. Chinaglia lembrou que o Congresso aprova muitas leis, mas não consegue aferir os resultados práticos dessas normas. "Quem produz as leis pode, às vezes, não perceber o alcance delas."

Pró-Dilma

Depois de conversar esta semana com o presidente Lula, a petista Marta Suplicy aceitou ajudar nas articulações para fortalecer o nome da ministra Dilma Rousseff como candidata do PT à Presidência da República em 2010. Marta vai organizar em sua casa um jantar em homenagem a Dilma, com parlamentares do PT em São Paulo.

* * * * * *

Pinga-fogo

"Vão eliminar 1 milhão de pequenos produtores do campo em áreas já consolidadas. Quem definiu isso (no Código Florestal) mora em Brasília ou em Ipanema, não conhece nada de agricultura."

Do ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, argumentando que se a mudança do Código Florestal for feita como querem os ambientalistas, a produção agrícola no país será inviabilizada, principalmente por causa das restrições ao plantio em várzeas, encostas e topos de morro.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]