• Carregando...

Porto Alegre, 23 (AE) - O ministro da Justiça, Tarso Genro, previu que a gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva estará no centro dos debates eleitorais nacional e estaduais em 2010. "Serão eleições muito polarizadas em torno do governo Lula, em torno do significado do governo Lula para o País, em torno do antes e do depois, em torno da nossa relação com a crise, em torno da articulação federativa que o presidente fez na sua relação com os Estados e tudo isso tem que ser debulhado e exposto no debate", afirmou nesta quarta-feira, em Porto Alegre, onde participou da cerimônia de adesão de 50 cidades do Rio Grande do Sul ao Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci).

Tarso voltou a dizer que a possível candidata do PT à sucessão de Lula, a chefe da Casa Civil Dilma Rousseff, tem o melhor cabo eleitoral do mundo, que é o próprio presidente. Lembrou ainda que Dilma cresceu nas pesquisas de intenção de voto à medida em que o debate sobre a sucessão presidencial passou a conectar o nome dela ao de Lula. Mas não quis comentar como tendências as recentes pesquisas do Datafolha que mostraram Dilma reduzindo para 14 pontos a diferença que a separa do primeiro colocado, o candidato tucano José Serra, e seu empate, com 30% das intenções de, voto, com o prefeito de Porto Alegre, José Fogaça (PMDB), na preferência atual dos gaúchos para o governo do Estado.

"Nós sempre tomamos as pesquisas como indicativo de conjuntura", ressaltou. "Os candidatos só vão mostrar os seus verdadeiros potenciais quando começarem a expor seus programas eleitorais". Em meio aos comentários, Tarso destacou que acredita na competitividade da candidatura à reeleição da governadora Yeda Crusius (PSDB), mesmo que atualmente ela só tenha 5% das intenções de voto, segundo o Datafolha. "Quem achar que alguém está fora da disputa por ter índice baixo neste momento não está lendo corretamente as lições do passado".

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]