• Carregando...
Ciro: PT em São Paulo é “um desastre” | José Cruz/ABr
Ciro: PT em São Paulo é “um desastre”| Foto: José Cruz/ABr

Ribeirão Preto (SP) - Após meses de negociações, terminou o namoro entre o PT de São Paulo e o deputado estadual Ciro Gomes (PSB-SP), que poderia terminar na candidatura do parlamentar à sucessão do governo paulista. Bastou Ciro chamar o PT em São Paulo de "um desastre", em entrevista do jornal Folha de S.Paulo, para o partido encampar de vez o nome do senador Aloysio Mer­­cadante (PT) para liderar uma frente de oposição que tentará tirar do poder o PSDB, há quinze anos no comando do governo paulista. "É o nome do senador Mercadante que emerge nesse momento", admitiu Edinho Silva, presidente do PT no estado de São Paulo.

Edinho afirmou que ainda aguarda uma retratação, ou mesmo a confirmação, do que chamou de "declaração agressiva e sem sentido" feita por Ciro. "Não faz sentido uma declaração agressiva como essa, justamente quando construímos um processo alternativo para São Paulo, do qual ele era o líder e um nome apoiado pelo PT", disse o presidente do partido. "Se ele quisesse pôr fim ao processo, poderia nos procurar que aceitaríamos sem problemas, mas, sem uma retificação, [o processo] chegou ao final", completou.

As críticas de Ciro ao PT e à possibilidade de sua candidatura ao governo paulista – chamada de artificial pelo deputado – acabaram ainda com um encontro, previsto para esta semana, no qual os partidos de oposição ao PSDB em São Paulo tentariam convencê-lo a aceitar a disputa. Ciro era esperado para uma reunião com todos os partidos da frente, formada, por enquanto, com PT, PSB, PDT, PCdoB, PTC, PRB, PSC e PTN, mas com possibilidade de adesão de PHS e PR.

Presidência

O deputado do PSB tenta viabilizar a sua candidatura à Pre­­sidência desde o ano passado, mas o presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem procurado fazer ele desistir dessa ideia. A candidatura de Ciro atrapalharia a ideia de Lula de fazer uma eleição plebiscitária, com a ministra Dilma Rousseff como única candidata da oposição. Para tentar convencer o deputado de desistir de disputar o Palácio do Planalto, o PT paulista vinha negociando com Ciro a possibilidade da candidatura dele ao governo de São Paulo. Mas o deputado resiste à oferta e tem sugerido o nome do presidente da Federação das In­­dústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Paulo Skaf, como candidato ao governo paulista pelo PSB.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]