• Carregando...

"O partido está depurado. Chegamos ao osso e agora vamos começar a preencher a carne."

De Abelardo Lupion, deputado federal e presidente estadual dos Democratas, sobre as baixas que a legenda teve no início do ano, quando diversos parlamentares da sigla migraram para partidos da base aliada do governo federal.

Defensores – O deputado Lupion diz que os políticos que permaneceram no DEM são defensores das idéias do partido. Os Democratas pretendem agora reivindicar as vagas de dois deputados federais, que saíram do partido depois de 27 de março, data na qual o Tribunal Superior Eleitoral firmou o entendimento que os mandatos pertencem às legendas.

Presidente – O deputado estadual e líder do PMDB na Assembléia Legislativa, Waldyr Pugliesi, assume hoje a presidência do diretório estadual do do partido. Ele é o nome de consenso para ocupar o cargo pela terceira vez.

Fênix – A Câmara Municipal de Fênix recorreu ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para impedir que a eleição do prefeito seja feita de forma direta, pela própria população, em 9 de dezembro, conforme decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). A decisão do TRE contrariou os interesses dos vereadores locais que queriam eles próprios eleger o prefeito que vai cumprir um "mandato-tampão" até o fim do ano que vem.

Prefeitos – O município de Fênix, no Centro-Oeste do estado, já teve quatro prefeitos desde a última eleição, em 2004. Em março de 2005, o TRE do Paraná confirmou a cassação de Altair Molina Serrano, eleito em 2004. Com a cassação do vencedor da eleição, o TRE diplomou o segundo colocado no pleito, Manoel Custódio Ramos, assassinado em fevereiro deste ano. Depois disso assumiu o vice-prefeito, Aristóteles Dias dos Santos Filho. Ele, porém, foi cassado pela Câmara Municipal sob a acusação de ser o mandante do assassinato do ex-prefeito. Desde então, a prefeitura vem sendo comandada provisoriamente pelo ex-presidente da Câmara, Mauro Marangoni.

Fora – O deputado estadual Mauro Moraes (PMDB) está tendo que explicar aos integrantes do partido e à população que não será candidato a prefeito de Curitiba no próximo ano. E muito menos a vice. Na eleição passada, Moraes disputou a prefeitura da capital.

Non grata – O deputado Ney Leprevost (PP), o mesmo que propôs o título de persona non grata ao presidente venezuelando Hugo Chávez, está preocupado com a parceria firmada entre a TV Educativa do Paraná e a emissora Telesur, da Venezuela. Ele protocolou um projeto de lei estabelecendo regras para a programação da TV Educativa. O projeto estabelece a obrigatoriedade da programação da TV Educativa ser exclusivamente de interesse nacional, sendo vedadas as retransmissões de programações estrangeiras que tenham cunho político.

Contas – Com 15 dias de atraso, a Assembléia Legislativa realiza hoje pela manhã uma audiência pública de prestação de contas do governo do estado, em cumprimento a Lei da Responsabilidade Fiscal. A apresentação das contas relativas ao segundo quadrimestre de 2007, será realizada pelo diretor-geral da Secretaria da Fazenda, Nestor Bueno.

Brinquedos – O secretário municipal de Urbanismo, Luiz Fernando Jamur, será ouvido hoje, na Câmara de Curitiba, pela Comissão Especial de estudos técnicos e elaboração de leis sobre normas de segurança para brinquedos infláveis. Os membros da comissão querem saber se há algum tipo de norma para o uso desses brinquedos e analisar as exigências para o funcionamento das empresas que atuam no setor.

Pinga-fogo

A presidente da Associação Comercial do Paraná, Avani Slomp Rodrigues, está organizando uma caravana de empresários paranaenses para, nas próximas semanas, ir a Brasília conversar o maior número possível de senadores ••• O objetivo é solicitar que votem contra a prorrogação da CPMF, aprovada pela Câmara Federal ••• Segundo Avani, os três senadores do Paraná não só são adeptos do voto contra a CPMF, como estão dispostos a conseguir mais votos entre os colegas ••• O vereador Zé Maria (PPS), tem recebido em seu gabinete inúmeras reclamações de motoristas sobre o excesso de multas aplicadas pelos agentes de trânsito ••• Segundo o parlamentar, cabe aos agentes, coibir excessos, punir, mas principalmente instruir e educar os motoristas ••• A partir de hoje, a Central de Atendimento ao Eleitor de Curitiba, localizada na sede do Tribunal Regional Eleitoral, passa a atender em novo horário: de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]