• Carregando...

Mario Manoel das Dores Roque (PMDB) ficará com a vaga de Fernando Ribas Carli Filho, aberta após a renúncia do ex-deputado estadual do PSB, que se envolveu em um acidente de trânsito, no qual dois jovens morreram, no dia 7 de maio, em Curitiba. O parecer da Procuradoria da Assembleia Legislativa foi apresentado por Nelson Justus, presidente da Casa, na sessão plenária desta segunda-feira (8). A Procuradoria recomendou que fosse empossado o 1º suplente que havia sido diplomado nas eleições de 2006 – que nesse caso é Mário Roque. A posse do suplente, que hoje está no PMDB, está marcada para a próxima quarta-feira (10).

A dúvida sobre quem substituiria Carli Filho surgiu porque o PSB protocolou um pedido na Assembleia, no último dia 29, para que Wilson Luiz Darienzo Quinteiro (PSB) – que é o segundo suplente – ocupasse a vaga. No entendimento do PSB a vaga pertence ao partido, e como Mario Roque saiu do PSB e foi para o PMDB, perderia o direito ao cargo. Sendo assim, consequentemente Quintero tomaria posse.

No entanto, Justus disse que não é da competência da Assembléia Legislativa o julgamento de Roque sobre a questão da fidelidade partidária. Por isso, a Casa seguirá a recomendação da Procuradoria. "Não cabe ao Legislativo avaliar o mérito daquilo que é cabível a Justiça Eleitoral, portanto seguimos o que foi informado pela corte eleitoral, uma vez que isso é prerrogativa exclusiva do Poder Judiciário, caso contrário, estaríamos usurpando em competência privativa da justiça eleitoral e abrindo um precedente", afirmou o presidente da Assembleia, Nelson Justus.

Já o líder do PSB na Assembleia, Reni Pereira, destacou que o partido irá questionar a decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) – que havia emitido parecer afirmando que Mario Roque deveria ficar com a vaga, pois constava como primeiro suplente da listagem oficial. Segundo o deputado, uma resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), de março de 2009, explicitava que questões referentes à suplência deveriam ser resolvidas pelo partido.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]