• Carregando...

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) não tem prazo para julgar os pedidos de cassações de prefeitos eleitos e impugnações de candidaturas que estão pendentes. Só no Paraná, o resultado das eleições pode mudar em dez municípios. A assessoria do TSE informou que os ministros estão fazendo um esforço concentrado para julgar rapidamente os processos, mas não estipula prazo.

Enquanto não há decisão do TSE, os eleitores vivem em compasso de espera. Em pelo menos três cidades, a Procuradoria-Geral Eleitoral já sinalizou como deve ser o desfecho dos processos e recomendou que seja mantida a cassação de José Pontarolo (PSDB) em Imbituva e de Cláudio Revelino (PR) de Joaquim Távora, além do indeferimento do registro de candidatura de Albanor Gomes (PSDB) em Araucária.

Encaixe

Aliados do governador Requião que foram derrotados nas urnas já garantiram lugar na equipe. O deputado estadual Ênio Verri (PT), que não conseguiu a prefeitura de Maringá, volta a ser secretário do Planejamento. O presidente municipal do PMDB, Doático Santos, também não foi eleito vereador em Curitiba, mas ganhou a diretoria da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), no lugar do sobrinho de Requião João Arruda, exonerado por causa da lei antinepotismo.

Na rua

O prefeito de Curitiba em exercício, Luciano Ducci (PSB), aproveita a interinidade para correr os bairros, visitar administrações regionais e acompanhar obras. Mesmo passada a eleição, ele diz que não dá para relaxar. "Estamos conversando com funcionários para garantir a continuidade do trabalho", afirma.

Impacto

O prefeito de Curitiba, Beto Richa (PSDB), e o candidato derrotado a prefeitura, Fabio Camargo (PTB), devem estar sentindo de perto os efeitos da crise nacional, com a Bolsa de Valores despencando e o dólar explodindo. O vencedor da eleição está em Atlanta, nos Estados Unidos, e o deputado descansando em Miami.

Suspeita de fraude I

Um grupo de candidatos a vereador de 13 partidos alega que houve fraude na apuração dos votos para a eleição na Câmara de Curitiba. Para protestar contra o resultado, eles promovem uma manifestação contra o resultado da eleição hoje a partir das 10 h na Praça Santos Andrade. O grupo também deve ingressar com ação no Ministério Público para denunciar a suposta irregularidade.

Suspeita de fraude II

Segundo o candidato a vereador Kunta Kintê (PMN), um dos porta-vozes do grupo, afirma que quando a apuração estava pela metade, o TRE/PR teria atribuído 3.467 votos a ele, número 4,6 vezes maior que a votação oficial do candidato – 750 votos. Isto teria ocorrido antes do problema técnico surgido na sede do Tribunal Regional Eleitoral, que provocou uma "pane" no sistema de apuração e um atraso na divulgação dos resultados finais da eleição.

Mascote

O ex-candidato a vereador de Curitiba Ulisses Kaniak (PT) procura um lar para a mascote da sua campanha, a vira-lata Dolly. A cadelinha estava na casa que o candidato alugou para servir de comitê eleitoral e foi adotada durante a campanha. Segundo Kaniak, muita gente até prometeu voto a ele por causa de Dolly. O ex-candidato, que possui outros quatro cachorros, diz não ter espaço em casa para ficar com a mascote.

Férias da política

O candidato derrotado à prefeitura paulista, Geraldo Alckmin, voltou a sua rotina no ambulatório da Escola Paulista de Medicina e anunciou que só volta a falar sobre política "Lá para 2010". Alckmin deu a declaração logo após encerrar o atendimento de acupuntura a pacientes do SUS. Desde o resultado da eleição no domingo, o candidato tem evitado falar sobre o assunto. Mas apesar das negativas, ele deve participar de um tour eleitoral pelo interior de São Paulo para apoiar o candidatos do PSDB e aliados que disputam o segundo turno.

Pinga fogo

"Dos 38 vereadores eleitos, 19 tiveram menos votos do que eu. Sou grato aos curitibanos que me deram o privilégio de ser vereador por 26 anos".

O agradecimento, em clima de despedida, é do vereador de Curitiba, Jorge Bernardi (PDT), que fez 7.116 votos e não se reelegeu.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]