• Carregando...
Em blog, senador defende os pequenos e médios empresários | Reprodução de site
Em blog, senador defende os pequenos e médios empresários| Foto: Reprodução de site

Dezessete dias depois de ter se recolhido ao silêncio diante das suspeitas de ligação com o empresário de jogos de azar Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira, o senador Demóstenes Torres (GO) fez sua primeira manifestação pública. Foi em seu blog particular, no qual postou no sábado um artigo com críticas ao pacote de ajuda para a indústria, anunciado pela presidente Dilma Rousseff no dia 3.

No blog, Demóstenes não faz nenhuma menção às suspeitas das ligações com o bicheiro Carlinhos Cachoeira. Sem partido (desfiliou-se do DEM), e ameaçado por um possível processo de cassação no Conselho de Ética do Senado, ele tem deixado recados, que são dados por seus advogados. Nos recados, Demóstenes diz que fará uma defesa que poderá convencer os pares de que não está envolvido com Carlinhos Cachoeira.

No blog só é possível perceber algo da angústia do senador por causa dos últimos posts em seu Twitter, datados de 23 de março, quando começaram a aparecer as conversas gravadas pela Polícia Federal, que aumentaram as suspeitas sobre a ligação dele com o empresário de jogos de azar. Sua última manifestação no microblog diz: "O sofrimento provocado pelos seguidos ataques a (sic) minha honra é difícil de suportar, mas me amparo em Deus e na certeza de minha inocência". Uma semana depois, diante da iminência da expulsão, pediu o desligamento do DEM.

O artigo em que Demós­­­tenes critica o plano de ajuda à indústria tem por título "Um Brasil maior para os pequenos". Nele, o senador lembra que o governo apresentou "mais um saco de bondades", com o slogan de "não abandonar a indústria brasileira". Para Demóstenes, "o pacote é menos que o esperado, principalmente para quem sobrevive acossado pela concorrência nos próprios Brics."

Segundo o senador, o governo da presidente Dilma usa "a tática de tratar o essencial aos espasmos". O senador considera que o governo se esqueceu dos pequenos: "Evidentemente, os gargalos são abissais para grandes e pequenos, porém o poder de pressão dos micros se resume ao grito diante dos juros em empréstimos, em geral com agiotas clandestinos. A esperança é que, mesmo aos sustos, a eles chegue a sacola de facilidades sacudidas pelo governo quando a quebradeira se avizinha."

Quase ao final do texto há até espaço para um elogio à política do governo: "A redução de juros, que deveria ser generalizada e permanente, é uma das boas novidades, assim como um alívio no peso dos encargos trabalhistas, que esperam ser revistos com urgência (...)."

Conselho de Ética

O PMDB irá indicar hoje o novo presidente do Conselho de Ética do Senado. A indicação virá acompanhada da decisão sobre o acatamento ou não da denúncia contra o senador Demóstenes Torres por quebra de decoro parlamentar. Se o novo presidente do conselho decidir acatar a representação, um processo de investigação será aberto contra o senador. Demóstenes deve ser investigado por seu envolvimento com Carlinhos Cachoeira, suspeito de comandar o jogo ilegal em Goiás e por se utilizar da condição de senador para favorecer o bicheiro. O assunto deve ser discutido com os outros membros do conselho amanhã.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]