• Carregando...
Sting: sem dom para as rimas | Arquivo Gazeta do Povo
Sting: sem dom para as rimas| Foto: Arquivo Gazeta do Povo

Combate à dengue

Durante a reunião do Codesul foi definida a criação de uma força-tarefa para o combate, controle e erradicação da dengue.

Representantes das Secretárias da Saúde do Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul compõem a força-tarefa.

O ministro da Saúde classificou a dengue como epidemia. Em 2007 morreram 121 vítimas da doença em todo o país. Sete somente no Paraná.

Pesquisadores estudam um novo tipo de mosquito que pode ser responsável pela multiplicação de casos de dengue no Brasil. A espécie, que é silvestre, já está adaptada às áreas urbanas e foi encontrada em metade dos bairros de Fortaleza.

Há cinco anos, pesquisadores da Universidade Federal do Ceará estudam o novo mosquito, que é nativo da Ásia e se adaptou rapidamente ao país. O mosquito tem as mesmas características do Aedes aegypti, transmissor da doença, inclusive as listras pelo corpo.

Os pesquisadores trabalham com amostras coletadas em parques, praças e resistências de Fortaleza. A primeira vez que encontraram o inseto foi em 2005, em apenas uma área da cidade. Atualmente, a nova espécie é encontrada em metade dos bairros da capital cearense.

O próximo passo da pesquisa é realizar o estudo viral para confirmar se o novo mosquito também é transmissor da dengue. "O importante é que população realmente execute as medidas de prevenção, evitando depósito e recipientes que acumulam água", afirmou a pesquisadora Izabel Guedes.

Em 2007, foram registrados mais de 450 mil casos da doença, o que equivale a um crescimento de 50% no número de casos em relação ao ano passado. O Ceará é um dos seis estados com a situação mais problemática, com 36.387 casos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]