Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Fora de combate

Denise Abreu entrega carta de demissão da Anac

Ela diz que vai esclarecer as razões pessoalmente ao presidente Lula

Um dia depois de dizer que não pediria demissão do cargo, a diretora da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Denise Abreu, entregou na tarde desta sexta-feira a carta de demissão ao ministro da Defesa, Nelson Jobim, pedindo a ele que encaminhe sua solicitação ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Na carta encaminhada ao ministro da Defesa a diretora da Anac diz que renuncia ao cargo, em caráter irretratável, por motivos pessoais. Afirma ainda que dará as explicações ao presidente Lula pessoalmente sobre as razões que levaram à sua decisão. Segundo sua assessoria, ela dará uma coletiva de imprensa na segunda-feira em São Paulo.

"Excelentíssimo senhor ministro da Defesa, Nelson Jobim, eu, Denise Maria Ayres de Abreu, venho à presença de V.Exca. solicitar a minha renúncia ao cargo de diretora da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), em caráter irretratável, por motivos pessoais. Isto posto, requeiro a remessa da presente renúncia ao senhor presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, a quem pessoalmente prestarei os esclarecimentos das razões de ordem pessal que me levaram a essa decisão", diz a carta divulgada pela assessoria de imprensa da diretora.

O ministro da Defesa, Nelson Jobim confirmou ter recebido a mesma carta. Nesta sexta, Nelson Jobim não quis tratar de um possível afastamento de investigados, limitando-se a dizer que era preciso primeiro instalar a comissão de inquérito sobre a Anac , que está prevista para segunda-feira. Jobim voltou a comentar a resistência que Denise demonstrava de deixar o cargo:

- É problema dela, não meu. Meu problema é examinar o problema a partir da perspectiva legal, e não a partir da vontade das pessoas.

Também nesta sexta, a procuradora da República Inês Virgínia Prado Soares havia apresentado nesta sexta-feira, à Justiça Federal, uma ação cautelar com pedido de liminar para que a diretora da Anac fosse afastada pelo prazo de 60 dias do cargo. O pedido se baseou no parágrafo único do artigo 20 da lei de improbidade administrativa, que prevê o afastamento "do agente público do exercício do cargo, emprego ou função, sem prejuízo da remuneração, quando a medida se fizer necessária à instrução processual".

Segundo reclamação da juíza Cecília Marcondes, do Tribunal Regional Federal, a Anac apresentou um documento sem valor legal à Justiça para subsidiar uma decisão sobre a reabertura do aeroporto de Congonhas. Em sua defesa, a agência argumentou que o material não pretendia ser um documento oficial, mas sim um estudo. Perguntado se o caso envolveria apenas a diretora da Anac ou se seria uma decisão colegiada do órgão, Jobim respondeu:

- O problema em relação à doutora Denise é que foi ela que esteve junto com a juíza. Os outros não estiveram. A juíza narrou claramente que ela esteve presente. Mas quem vai apurar isso é o inquérito - disse o ministro, depois de participar de uma cerimônia comemorativa do Dia do Soldado, no Quartel-General do Exército, e antes da demissão da diretora.

Documento da Anac alertava para perigo na pista de Congonhas

Um documento da Anac mostra que sete meses antes do acidente com o Airbus da TAM, que matou 199 pessoas, já se levantava a possibilidade de um avião perder o controle e atravessar a pista de Congonhas.

A ata de uma reunião entre a Anac, técnicos da Infraero e representantes de companhias aéreas destaca derrapagens no ano passado - foram pelo menos três - como indícios de que a pista de Congonhas tinha potencial para ocorrências mais graves, inclusive com a chance de aeronaves ultrapassarem o limite da pista principal. Esse risco, diz o documento, existia durante uma situação de pouso com velocidade e altura superior à de aproximação.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.