• Carregando...
Foto do deputado no Plenário da Câmara, em 2009 | Gilberto Nascimento/Arquivo Agência Câmara de Notícias
Foto do deputado no Plenário da Câmara, em 2009| Foto: Gilberto Nascimento/Arquivo Agência Câmara de Notícias

Repercussão no Twitter

A morte do deputado Moacir Micheletto repercutiu nas redes sociais. Às 19h30 desta segunda-feira, o nome do deputado apareceu na lista de assuntos mais comentados do momento no Brasil.

Políticos e lideranças lamentam perda de Moacir Micheletto

Gleisi Hoffmann (PT), Ministra Chefe da Casa Civil, via Twitter: "Meus sentimentos à família de Moacir Micheletto (PMDB-PR). Um grande defensor da nossa Agricultura!"

Geraldo Alckmin (PSDB), governador de São Paulo: "O Brasil perde um grande defensor da nossa agricultura e um parlamentar honrado. Transmito à família e aos amigos os meus sentimentos e orações"

Roberto Requião (PMDB), senador pelo Paraná, via Twitter: "Chega a infomação que o deputado federal e companheiro do PMDB, Moacir Micheletto faleceu agora pouco em acidente automobilístico no Paraná. Nossos sentimentos a família"

Waldyr Pugliesi, presidente estadual do PMDB no Paraná:"Micheletto era uma liderança muito forte nas questões ligadas ao campo. Era um companheiro e meu amigo pessoal, estou muito chateado"

Rocha Loures (PMDB), assistente especial da vice-presidência da República: "Micheleto era meu vizinho de gabinete na Câmara. Minha reação [com a notícia] foi de tristeza. Perco um amigo e companheiro. Fará falta na defesa dos interesses do PR, sobretudo na agricultura e especialmente no Oeste, onde era líder absoluto"

Câmara de Vereadores de Curitiba: "Em nome dos parlamentares da Câmara Municipal de Curitiba, o presidente em exercício da Casa, vereador Tico Kuzma (PSB), lamenta o falecimento do deputado Moacir Micheletto (PMDB-PR), ocorrido na tarde desta segunda-feira (30)"

Artagão Júnior (PMDB), deputado estadual e vice-presidente da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), via Twitter: "O Paraná está de luto. Morreu em acidente de carro o deputado federal Micheletto. Grande representante, trabalhador e dedicado. Sentimentos sinceros"

Roseane Ferreira (PV), deputada federal pelo Paraná, via Twitter: "Ideologias a parte, todos nós Paranaenses lamentamos a morte do Deputado Moacir Micheletto. Um homem aguerrido na defesa de suas ideias"

Luiz Carlos Hauly (PSDB), Secretário da Fazenda do Paraná, via Twitter: "Lamento profundamente a morte do colega Deputado Federal, Moacir Micheletto. Ele sempre lutou em defesa da agricultura"

Sérgio Souza (PMDB), senador pelo Paraná: "O Paraná e o Brasil perderam um dos maiores defensores da Agricultura deste país. Sentiremos sua falta"

João Arruda (PMDB), deputado federal pelo Paraná, via Twitter: "Meus sentimentos a família do deputado Moacir Micheletto, que faleceu agora tarde em acidente de trânsito na região de Assis Chateaubriand. O Micheletto foi um grande defensor do novo Código Florestal e da agricultura brasileira"

Ademar Traiano (PSDB), deputado estadual e líder do governo na Alep: "A notícia pegou a todos de surpresa e deixa uma lacuna irreparável na vida pública do Estado. Micheletto era um deputado com atuação marcante e uma das maiores referências políticas do Paraná. Fará muita falta ao Congresso Nacional"

Nereu Moura (PMDB), deputado estadual do Paraná: "Cala-se para sempre a voz de um grande guerreiro da agricultura paranaense"

Ademir Bier (PMDB), deputado estadual do Paraná: "O Paraná e o Brasil perdem um grande parlamentar, um grande batalhador pelas causas da agricultura"

Edmar Arruda (PSC), deputado federal pelo Paraná: "Muito triste com a notícia da morte do deputado Moacir Micheletto. Um companheiro de lutas pelo Paraná, experiente e preparado. Grande perda para o Paraná"

Luiz Eduardo Cheida (PMDB), deputado estadual do Paraná: "Paraná perde uma liderança nacional, com o falecimento do deputado federal Moacir Micheletto, meu companheiro de partido. Pêsames à família!"

Ágide Menegatte, presidente da Federação de Agricultura do Estado do Paraná (Faep):"Ele foi um batalhador, mas infelizmente não vai ver a presidente da República sancionando o projeto que ele trabalhou mais de 10 anos e, que se não saiu aquilo que ele imaginava, foi o possível na luta que foi travada na aprovação do Código Florestal", disse.

O deputado federal pelo Paraná Moacir Micheletto (PMDB), de 69 anos, morreu por volta das 16h15 desta segunda-feira (30) em um acidente de carro na PR-239, entre Toledo e Assis Chateaubriand. Ele estava sozinho no veículo, um Toyota Corolla, e bateu de frente com uma caminhonete Toyota Hilux.

Micheletto exercia o sexto mandato na Câmara. Aos 69 anos, deixa esposa e três filhos. Quem deve assumir o cargo de deputado federal é Odílio Balbinotti, também do PMDB.

IMAGENS: Veja fotos de Moacir Micheletto na Câmara dos Deputados

MAPA: Veja a localização aproximada do ponto do acidente

HOMENAGENS: Temer deve acompanhar velório; Richa decreta luto

PERFIL: Deputado era ligado à agricultura e representava o Oeste do estado

Segundo informações da Polícia Rodoviária Estadual (PRE), o acidente ocorreu no quilômetro 588 da rodovia. Os dois ocupantes da caminhonete - Edward Victor Aleixo, 23 anos, e Andreisson Aneli, 21 anos - ficaram feridos. Aleixo foi encaminhado com ferimentos moderados ao Hospital de Toledo. Aneli seguiu a um hospital de Assis Chateaubriand, com ferimentos leves.

De acordo com a PRE, o carro do deputado seguia no sentido Assis Chateaubriand. A assessoria do deputado, porém, informou que o acidente ocorreu quando Micheletto seguia do município de Assis Chateaubriand para Tupãssi, onde tem um sítio.

Ainda segundo a assessoria, o deputado dirigia o veículo e estava sozinho no momento do acidente. Apesar de contar com um motorista particular, ele teria dispensado o serviço nesta segunda-feira e, por isso, conduzia o carro.

Temer e Richa devem acompanhar velório

O presidente da República em exercício, Michel Temer (PMDB), confirmou que virá ao Paraná nesta terça-feira (31) para acompanhar o velório do parlamentar, que será realizado no salão paroquial Nossa Senhora do Carmo, em Assis Chateaubriand, da noite desta segunda-feira até as 17h de terça-feira (31). O governador do Paraná, Beto Richa (PSDB), também confirmou presença.

Richa ainda decretou luto oficial de três dias no estado pela perda de Micheletto. "Em nome do governo e da sociedade paranaense transmito sinceras condolências à família. O deputado era um homem do campo, que se radicou no interior do Paraná e sempre defendeu a agricultura do nosso Estado", disse Richa à Agência Estadual de Notícias (AEN), órgão oficial de comunicação do governo do estado.

O ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho (PMDB); e líder do PMDB na Câmara, Henrique Eduardo Alves (RN), também estarão presentes na cerimônia de velorio, que deve ocorrer em Assis Chateaubriand, onde Micheletto morava. O enterro vai ocorrer no Cemitério de Toledo, às 17h30.

Perfil

Nascido em Xanxerê, Santa Catarina, no ano de 1942, Micheletto morou em Toledo, mas foi estudar Agronomia na Universidade de Passo Fundo (RS), pela qual se formou em 1972. No ano seguinte, ele foi morar na cidade de Assis Chateaubriand, no Oeste do estado. No município ele passou a desempenhar atividades ligadas à agricultura e realizou diversos cursos e treinamentos na área.

Antes de ser deputado, Micheletto trabalhou por 18 anos na Emater e desempenhou funções de chefia em associações de agrônomos, cooperativas e companhias agrícolas. De 1993 a 1999, foi vice-presidente da Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep).

Em 1991, Micheletto assumiu o primeiro mandato como deputado federal. Reeleito, ele desempenhou funções como a de Presidente da Subcomissão Permanente para tratar da política Agropecuária da Câmara dos Deputados.

Micheletto era filiado ao PMDB desde 1982 e exercia o sexto mandato como deputado federal. Reeleito em 2010, o mandato iniciado no ano passado terminaria em 2015.

Micheletto era casado com Diolinda Salete, com quem teve três filhos: Marcel Henrique, 32 anos; Leonardo Augusto, 27; e Ana Letícia, 25.

Veja o mapa com a localização aproximada do ponto do acidente

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]