• Carregando...

O depoimento de nove dias à Justiça do empresário Luiz Antonio Trevisan Vedoin, acusado de chefiar o esquema da máfia dos Sanguessugas, traz novas revelações. Segundo reportagem do jornal 'O Globo' , deputados e senadores não só se corromperam com propinas, mas operaram pessoalmente o esquema de fraudes nas licitações da máfia das ambulâncias.

Documento obtido com exclusividade pelo jornal 'O Globo' desmonta, portanto, a tese de que a parte dos parlamentares no esquema era só a apresentação de emendas. De acordo com a reportagem, cabia também aos congressistas, cooptar prefeitos de todo país para direcionarem as licitações em favor da Planam e de dezenas de outras empresas criadas em nomes de laranjas, para abocanharem as emendas.

O documento, de 150 páginas, foi enviado pelo Ministério Público à CPI dos Sanguessugas, que já notificou 90 parlamentares sob suspeita para apresentarem defesa. Segundo Vedoin, pelo menos 40 parlamentares operaram pessoalmente o esquema de fraudes nas licitações.

O ministro da Controladoria Geral da União (CGU), Jorge Hage, divulgou nesta quarta-feira uma lista de prefeituras que fizeram negócios entre 2000 e 2004 com os empresários Darci e Luiz Antônio Vedoin . No levantamento, os técnicos da Controladoria descobriram também nomes de deputados e ex-parlamentares que não estão sendo investigados pela CPI das Sanguessugas.

Irritado com a inclusão de seu nome na lista dos envolvidos no escândalo, o deputado Josias Quintal (PSB-RJ) pediu afastamento do Conselho de Ética. Nesta quarta-feira, o parlamentar divulgou nota negando envolvimento com a máfia das ambulâncias.

O presidente da CPI, Antonio Carlos Biscaia (PT-RJ), informou, por sua vez, que os trabalhos da comissão vão terminar no dia 16 de agosto. Ele esclareceu, no entanto, que ainda há dúvidas se o relatório será apresentado no início do mês.

CGU divulga lista de prefeituras que negociaram com a Planam

No Paraná, prefeituras assinaram 84 convênios suspeitos

Veja a lista dos deputados que estão sendo notificados

Leia mais sobre o caso da Máfia dos Sanguessugas

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]