• Carregando...

Dos 92 deputados federais candidatos a prefeito ou a vice nas eleições municipais deste ano, 12 foram eleitos em primeiro turno e cinco, no segundo. Os deputados Nelcimar Fraga (PR-ES), Custódio Matos (PSDB-MG) e Carlito Merss (PT-SC) se elegeram para prefeito no segundo turno. Os deputados Carlos Souza (PP-AM) e Frank Aguiar (PTB-SP) ocuparão a vice-prefeitura.

Os parlamentares eleitos agora precisam renunciar ao mandato na Câmara para assumir o posto na prefeitura. A partir daí, os partidos, cumprindo a numeração de suplentes feita pela Justiça Eleitoral, substituirão as vagas. Dos três senadores que concorriam a prefeituras – Patrícia Saboya (PDT-CE), Marcelo Crivella (PRB-RJ) e Almeida Lima (PMDB-SE) – nenhum conseguiu se eleger ou pelo menos disputar o segundo turno.

Operação Condor

O STF julga amanhã dois pedidos de extradição: um da Argentina e outro do Uruguai, que pedem o retorno do major do Exército uruguaio Manoel Cordeiro Piacentini, acusado de participar da Operação Condor – responsável por mortes e desaparecimentos de opositores de ditaduras sul-americanas nos anos 70.

Tortura

O governo brasileiro deve receber, em breve, uma interpelação formal da Comissão Interamericana de Direitos Humanos, vinculada à Organização dos Estados Americanos (OEA), para explicar o alcance da Lei de Anistia, aprovada em 1979, e se a legislação prevê anistia a torturadores do período da ditadura militar (1964-1985). Este foi o resultado da audiência realizada segunda-feira na sede da OEA, em Washington (EUA), que reuniu representantes do governo e de entidades ligadas à área. Há uma polêmica se a lei permite anistiar torturadores enquanto todos os tratados internacionais prevêem que a tortura – como um crime contra a humanidade – é imprescritível e não passível de anistia.

Avaliação tucana

Os vereadores atuais e os eleitos pelo PSDB em Curitiba reuniram-se ontem com o prefeito Beto Richa. O encontro ocorreu na prefeitura. Os tucanos fizeram uma avaliação da eleição e do momento do partido. Richa ouviu o pedido para que se lance candidato a governador em 2010. Ele disse apenas que, por enquanto, só pensa em ser prefeito.

Dança das cadeiras 1

Com a eleição de Antonio Belinati (PP) como prefeito de Londrina, a vaga dele na Assembléia Legislativa ficaria com o suplente Neivo Beraldin (PDT). Mas Beraldin pode não assumir o cargo, caso Beto Richa decida mantê-lo como secretário municipal dos Esportes. Sendo assim, a cadeira no Legislativo estadual passaria para o atual vereador curitibano Roberto Hinça (PDT). Na Câmara de Curitiba, a vaga de Hinça ficaria para Jorge Bernardi (PDT), que não se reelegeu neste ano.

Dança das cadeiras 2

O deputado federal Marcelo Almeida (PMDB), que está como suplente de Reinhold Stephanes (ministro da Agricultura) na Câmara Federal, aguarda a sua oficialização como parlamentar em Brasília. É que com o falecimento de Max Rosenmann, ele assume o cargo definitivamente. Para a suplência que está sendo ocupada por Almeida, entrará André Zacharow.

Caminhada

Com a primavera melhorando o clima em Curitiba, os políticos começam a fazer suas articulações nos locais mais inesperados. Afinal, com essa onda de "grampos" telefônicos assombrando o Paraná, nada melhor do que se falar pessoalmente. O lugar escolhido da vez é o Parque Barigüi. Por lá caminham, semanalmente, o deputado federal Ratinho Júnior (PSC), o deputado estadual Luiz Fernandes Litro (PSDB) e o senador Alvaro Dias (PSDB), que costuma ser uma figura rotineira no parque, juntamente com secretários e ex-secretários de estado.

Poder sem cargo

A primeira-dama de Curitiba, Fernanda Richa, ainda não foi renomeada como presidente da Fundação de Ação Social (FAS), mas já voltou a atuar como se estivesse no cargo. Ontem ela visitou as comunidades organizadas que trabalham em favor dos moradores de áreas carentes da cidade. Ela foi à Vila Osternack, onde se reuniu com lideranças das associações de moradores 23 de Agosto, Unidos do Salgueiro, Bairro Alto B, Vila União Cristo Rey e Conjunto Habitacional Parigot de Souza. Depois, seguiu para a Cidade Industrial e Parolin.

Pinga-fogo

A Justiça está aguardando apenas o Ministério Público fazer o ofício pedindo que os computadores apreendidos com o investigador da Polícia Civil Délcio Rasera sejam encaminhados à PF para que as perícias sejam realizadas. Faz mais de um ano que o material está com a Polícia Civil e até agora não foi periciado. Rasera foi preso em 2006, acusado de executar escutas telefônicas ilegais.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]