Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
mensalão

Deputados querem ouvir MP sobre depoimento de Durval

Faltando poucas horas para o depoimento, inicialmente marcado para amanhã, Durval Barbosa encaminhou dois ofícios à Câmara pedindo o adiamento da oitiva

O presidente da CPI da Corrupção no Distrito Federal, Alírio Neto (PPS), informou nesta segunda-feira (25) que uma comissão de deputados consultará o Ministério Público antes de remarcar o depoimento do ex-secretário de Relações Institucionais Durval Barbosa. Faltando poucas horas para o depoimento, inicialmente marcado para amanhã, Durval Barbosa encaminhou dois ofícios à Câmara pedindo o adiamento da oitiva.

"Amanhã com certeza não tem depoimento. Vamos enviar uma comissão para falar com os promotores e decidir o que fazer", disse Alírio.

Em um dos ofícios encaminhados à CPI, Durval alega precisar de "mais tempo para juntar mais subsídios com vista à elucidação dos fatos". No outro, sua defesa afirma que a "diversidade e tendências políticas dos inquisidores" poderia fazer com que depoente "ofertasse respostas prejudiciais ao exercício da ampla defesa".

O pedido de Durval Barbosa agrada governistas que, desde o início, estavam reticentes quanto ao depoimento do ex-secretário que confidenciou a advogados que não usará o direito de ficar calado, e deve trazer fatos novos que comprometeriam ainda mais o governador José Roberto Arruda.

Nova eleição

A escolha do novo presidente da Câmara Legislativa deve ocorrer em sete dias, contados a partir desta segunda-feira. A base aliada a Arruda, maioria entre os 24 deputados distritais, deve retornar ao comando da Casa. Estão na corrida os ex-secretários de Arruda, Eliana Pedrosa (DEM) e Raimundo Ribeiro (PSDB), além do deputado Wilson Lima (PR).

Lima dá o tom de como deve ser a atuação de um governista, se eleito presidente. Questionado se agirá com isenção ou se atuará como tropa de choque, ele responde: "Muito mais isento. Mas sou da base, e sempre tentamos dar sustentação ao governador. Voltarei a falar sobre isso depois de eleito".

Chico Leite (PT) ou Cabo Patrício, presidente interino da Câmara deve ser o representante da oposição na corrida. Os oposicionistas, porém, donos de apenas cinco cadeiras, não devem ter votos suficientes para eleger um representante.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.