• Carregando...

Ilha do Sal, Cabo Verde - A saída precoce da seleção brasileira da Copa do Mundo afetou o tour que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva faz por seis países da África com agendas desde ontem. Apesar de as agendas relativas ao Mundial estarem reservadas para o último trecho da viagem, que termina na Áfri­­ca do Sul, toda a viagem tinha um tom de festividade por causa do evento.

Uma tarde e uma noite inteiras estavam reservadas e sem agendas oficiais para o jogo da semifinal, na terça. Na África do Sul, Lula tem dois dias quase sem compromissos, contando que estaria se preparando para a final.

Pela nona vez no continente africano, Lula tem, nesta viagem, uma programação considerada "leve’’, apesar de passar por muitos países. Segundo assessores, agendas devem ser enxertadas nos momentos antes reservados para ver jogos do Brasil.

Na tarde da última terça, após visita ao Quênia, o presidente irá para a Tanzânia. A partir do dia 8, estará na África do Sul.

Ontem, encerrou dois dias de visita a Cabo Verde, onde participou de cúpula com presidentes da comunidade de países do Oeste da África.

O discurso aos africanos foi uma despedida. Lula tentou assegurar que "quem vier de­­pois’’ dele terá obrigação de fa­­zer mais pelo relacionamento entre Brasil e África.

Falou da Copa e lamentou pela seleção. Disse torcer pelo Mercosul e reclamou das atuações de Felipe Melo e Júlio César. Chegou a dizer que levará "me­­ses para se recuperar’’. Lula se­­guiu ontem à tarde para Guiné Equa­­torial.

Antes de chegar à África do Sul, passa por Quênia, Tanzânia e Zâmbia, países que visita pela primeira vez.

Lula confirmou que irá à fi­­nal da Copa, apesar das dúvidas pelo fato de o Brasil estar desclassificado. Saem da programação visitas que eram esperadas na concentração brasileira e entram reuniões institucionais.

Em Johannesburgo, Lula participa do lançamento da logomarca da Copa 2014. No dia se­­guinte, se encontra com o presidente da África do Sul, Jacob Zu­­ma. Está mantida a volta no dia 12. Caso a seleção conquistasse o hexa, retornaria no dia 11, para receber o time no Brasil.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]