• Carregando...

Depois que a Polícia Federal recolheu seis Lamborghinis na quinta-feira, no Salão do Automóvel, nesta sexta, a secretaria estadual da Fazenda encontrou irregularidades em 35 veículos.

Os fiscais da secretaria da Fazenda de São Paulo passaram mais de três horas analisando documentos e checando números de chassis de carros que estavam na importadora Auto Europa. Eles tiveram ajuda de agentes da Receita Federal e do Detran. Só depois que toda a documentação for analisada vai ser possível dizer se existe alguma irregularidade.

Na quinta, seis Lamborghinis da mesma importadora foram apreendidas no Salão do Automóvel e levados por agentes federais. Somadas, elas valem cerca de R$ 8 milhões. O sonho de consumo de muitos apaixonados por carros foi a sensação no pátio da Polícia Federal. Muita gente parou para admirar e fotografar as máquinas.

Os advogados da empresa Auto Europa passaram o dia tentando liberar as Lamborghinis. Na Justiça Federal, eles disseram que a ação da polícia foi ilegal porque segundo eles, não havia mandado de busca e apreensão para os seis carros recolhidos. O mandado de apreensão da Justiça era para duas Lamborghinis que não poderiam estar no Salão do Automóvel porque fazem parte de um inquérito que apura sonegação de impostos.

A Polícia Federal alega que apreendeu as outras quatro por falta de documentos. Mas nesta quinta, o advogado da importadora mostrou as guias de importação. Três Lamborghinis estão com os impostos pagos, e a quarta tem uma guia de admissão temporária no país para participar de feiras e exposições até o mês de novembro. A validade da documentação foi atestada pelo agente da Receita Federal;

— Apesar de não ter autorização para apreender esses automóveis, ela (a Polícia Federal) ousou levá-los, em desrespeito à ordem judicial. Fez uma apreensão, e abriu um novo inquérito policial, como se fosse uma apreensão diferente — disse o advogado da importadora, Carlos Alberto Arão.

Mas, na fiscalização feita na sexta à noite na Auto Europa, a secretaria estadual da Fazenda encontrou uma Ferrari com o lacre da placa adulterado. Na mesma blitz, outros 34 carros foram apreendidos em duas outras importadoras, com o mesmo problema.

O delegado da Polícia Federal, Gilberto Pinheiro, disse que as quatro Lamborghinis recolhidas no Salão do Automóvel, sem mandado de busca e apreensão serão devolvidas ao dono assim que a documentação dos carros for apresentada.

Leia mais: O Globo Online

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]