• Carregando...

Uma das matérias que está na pauta da convocação extraordinária do Congresso poderá provocar um desgaste ainda maior para os deputados federais. O projeto do deputado Nicias Ribeiro (PSDB-PA) aumenta de 513 para 521 o número de parlamentares na Câmara. A criação de mais oito gabinetes terá um impacto de R$ 10 milhões por ano nos cofres públicos.

Menos – A proposta original previa a criação de mais 28 cadeiras para 14 estados, mas o relator do projeto, deputado Osmar Serraglio (PMDB-PR), apresentou um substitutivo reduzindo o inchaço para mais 8 parlamentares. A matéria entra em discussão no momento que o Congresso tem a imagem manchada pela ausência dos parlamentares durante a convocação extraordinária.

Redução – Em contraposição, continua em tramitação no Senado um projeto do senador Alvaro Dias (PSDB) que propõe a redução do número de deputados federais, estaduais e vereadores. De acordo com a proposta de Alvaro, os atuais 513 deputados seriam reduzidos para 405 nas quatro próximas eleições (menos 27 vagas a cada pleito). A matéria aguarda parecer do relator da Comissão de Constituição e Justiça desde o dia 10 de maio de 2005.

Mobilização – O senador Osmar Dias (PDT) seguiu ontem para Brasília na tentativa de mobilizar votos para a aprovação de seu projeto que regulamenta a atividade cooperativista no país. A matéria já esteve em discussão no ano passado e deve voltar à pauta no começo deste ano.

Luto – O prefeito de Goioxim, cidade de aproximadamente 8 mil habitantes na região central do estado, Narciso Antônio Cecchin (PT), morreu nesse domingo vítima de câncer no pulmão. Cecchin tinha 38 anos e há dois lutava contra a doença. Seu corpo foi velado na Câmara Municipal da cidade e o enterro aconteceu no final da tarde de ontem. Em seu lugar assume o vice-prefeito Olívio Agostinho Calsa, que já substituía Cecchin durante os períodos de tratamento. Narciso foi eleito como o único candidato em 2004.

Binário – Para viabilizar o tráfego de veículos no Batel com a construção de um novo shopping, o vereador Fábio Camargo (PFL) está sugerindo que seja desengavetada uma proposta sua de ligar as ruas Hermes Fontes e Dom Pedro. Segundo Camargo, a ligação constituiria em um binário entre as ruas e a própria Avenida Batel.

Inauguração – O ex-prefeito de Bocaiúva do Sul Élcio Berti afirma que o presidente Lula vem ainda neste mês ao Paraná para inaugurar o trecho da BR-476 no Vale do Ribeira (antiga Estrada da Ribeira). A vinda de Lula já foi adiada em duas ocasiões, uma em função de uma queda de barreira e outra por problemas de agenda.

Na disputa – Élcio Berti, que teve suas duas administrações em Bocaiúva do Sul marcadas pelas idéias extravagantes (ovniporto, proibição de cigarro e preservativos no município, entre outros), afirma que é pré-candidato a deputado estadual pelo PFL.

Campanha – O PPS não perdeu tempo e já começou o ano em campanha. A primeira etapa do programa batizado de "Fala Paraná" foi realizada no último fim de semana em Matinhos. O pré-candidato ao governo pela sigla, Rubens Bueno, e outros dirigentes do partido ouviram sugestões da população para elaborar o plano de governo. A próxima etapa está marcada para sexta-feira, em Paranaguá.

Inspecionando – O secretário da Saúde, Cláudio Xavier, começou a semana acompanhando os trabalhos das unidades de saúde e hospitais envolvidos na Operação Viva o Verão 2006, do governo do estado. O secretário pretende observar as equipes dos sete pontos que fazem parte da estrutura montada no litoral. Além da ampliação dos serviços ofertados, a Secretaria da Saúde firmou convênio com a Fundação da Universidade Federal para a contratação de mais médicos e plantonistas para atender aos veranistas.

Pinga-fogo

* A Câmara está analisando uma proposta do deputado federal Ricardo Barros (PP-PR) que institui um seguro às empresas, para custear possíveis indenizações trabalhistas.

* "As empresas teriam a possibilidade de concentrar seus esforços em suas atividades-fins, e os empregados ficariam mais garantidos quanto ao respeito de seus direitos trabalhistas que eventualmente fossem questionados na esfera judicial", justifica o deputado.

* O deputado Mauro Moraes (PMDB) está aproveitando o recesso parlamentar da Assembléia para visitar municípios da região metropolitana.

* Ontem esteve em Campina Grande do Sul e em companhia da prefeita Nelise Dalprá para visitas à bairros.

* Hoje será a vez de São José dos Pinhais, para visitar os bairros de Afonso Penna e Borda do Campo.

* O secretário dos Transportes, Waldyr Pugliesi e o diretor-geral do DER, Rogério Tizzot, participam amanhã da reunião do Fórum Nacional dos Secretários de Transportes, em São Paulo.

* Em pauta, a definição de uma posição única dos estados sobre a proposta da União requisitar aos governos estaduais a contrapartida de 30% nos custos das obras de recuperação das rodovias federais.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]