• Carregando...
 |
| Foto:

Uma frase infeliz pode atrapalhar uma campanha de conscientização para a prevenção de doenças. Se a frase em questão sai da boca de um governador, pode ganhar efeitos desastrosos. Roberto Requião fez isso ontem, durante seu programa na TV Educativa, a Escolinha de Governo. "A ação do governo não é só em defesa do interesse público, é da saúde da mulher também. Embora hoje câncer de mama seja uma doença masculina também, né? Deve ser consequência dessas passeatas gay (sic)." Ao tentar fazer graça, o governador prestou um desserviço à população, reforçando preconceitos ao tratar um tema sério de forma pejorativa. Proporcionalmente, para cada 100 casos de câncer de mama em mulheres no Paraná, um homem manifesta a doença.

Discurso afinado

O presidente Lula e seus ministros estão convencidos da legalidade das viagens do presidente e da ministra e presidenciável Dilma Rousseff para visitar, vistoriar e inaugurar obras pelo país. Depois do ministro da Justiça, Tarso Genro, e do recém-empossado advogado-geral da União, Luís Inácio Adams, ontem foi a vez do ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, usar o mesmo discurso. Para ele, é natural Dilma viajar pelo país porque ela tem uma função a desempenhar.

Aposentados

O presidente da Câmara Federal, Michel Temer (PMDB-SP), afirmou ontem que deve colocar na pauta do plenário na próxima quarta-feira o projeto que torna obrigatório o reajuste das aposentadorias e pensões igual ao do salário mínimo. O aumento é pelo índice do INPC mais o porcentual de crescimento do Produto Interno Bruto.

De forma genérica

O projeto de lei que institui uma política nacional sobre mudanças climáticas foi aprovado ontem pela Câmara dos Deputados, em votação simbólica e sem menção a metas numéricas de redução de emissões. O texto, que segue agora para o Senado, prevê de forma genérica, entre outros pontos, que o país adotará "medidas para prever, evitar ou minimizar as causas identificadas da mudança climática’’, que substituirá gradativamente o uso de combustíveis fósseis por energia renovável, além de estabelecer que os recursos para esse fim não poderão ser represados (contingenciados) pelos órgãos públicos.

Eclético

Causou certa estranheza entre os frequentadores do Hangar Bar, em Curitiba, na última sexta-feira, uma faixa em que se lia: "Mauro Moraes – incentivo à cultura". Os roqueiros que foram assistir ao show do norte-americano Tim Ripper xingaram o layout colorido do patrocínio, que em nada lembrava a estética escurecida do lugar.

Código Penal

Gilmar Mendes, presidente do Conselho Nacional de Justiça, anunciou ontem que vai enviar ao Congresso um pacote de propostas para mudar a legislação penal. Entre os projetos de lei, estão mudanças no regime aberto de prisão. A proposta prevê que em vez de trabalhar de dia e se recolher a casa de albergado à noite, o detento durma em casa, desde que concorde com o monitoramento eletrônico. Outra mudança seria a suspensão do processo para crimes com pena de até dois anos.

Pinga-fogo

"Numa aliança não é só um lado que cede. Até agora não vi nada de concreto por parte do senador Osmar Dias".

Ênio Verri, secretário de estado do Planejamento e candidato a presidente estadual do PT, rebatendo a declaração de Augustinho Zucchi, presidente do PDT, sobre o fato de o senador ter assinado a CPI do MST, alegando que ele não iria mudar o jeito de fazer política por causa da aliança entre os dois partidos para a disputa do governo do estado.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]