Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Sete de setembro

Detidos em protestos de Curitiba já foram liberados

Nenhuma das 27 pessoas que foram levadas pela Polícia Civil neste sábado continuam presas. Onze vão responder em liberdade por dano qualificado

Todas as 27 pessoas detidas durante as manifestações do último 7 de setembro, em Curitiba, foram liberadas logo após serem levadas a um posto de triagem montado pela Polícia Civil. A estrutura foi montada dentro da Companhia Independente de Polícia da Guarda.

Segundo a Secretaria de Segurança Pública, 11 delas vão responder em liberdade por dano qualificado e os cinco adolescentes apreendidos acabaram enquadrados por desacato e porte de arma branca.

Do total de detidos, 16 foram identificados no momento da apreensão e assinaram Termos Circunstanciados no posto de triagem. Já os menores de idade, antes de serem liberados, tiveram de ser encaminhados à Delegacia do Adolescente. Segundo a Polícia Militar, foram apreendidos com alguns dos manifestantes bombas caseiras, fogos de artifício, máscaras, pregos, tinta spray e um canivete.

De acordo com a Polícia Civil, as 11 pessoas que responderão em liberdade são suspeitas de terem participado da depredação de uma viatura policial e de dois carros de duas emissoras de TV. Os atos de vandalismo teriam ocorrido na região da Avenida Cândido de Abreu.

Reivindicações

Os protestos foram agendados pela internet e o objetivo era que eles ocorressem de forma paralela aos desfiles em celebração ao 7 de setembro. Segundo a descrição do evento na rede social Facebook, a proposta da marcha era de que fossem levantadas quatro pautas essenciais com "caráter de urgência". Entre elas estaria o pedido de arquivamento do projeto de lei federal 728/2011, conhecida como "lei anti-terrorismo". Para muitos, a proposta abre margem para a criminalização de movimentos e manifestações populares.

O grupo também pede o fim do voto obrigatório, um boicote à Copa do Mundo de 2014 e o fim dos monopólios de famílias tradicionais do estado.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.