• Carregando...

A Executiva Estadual do PDT se reúne amanhã, às 9 horas, em Curitiba, para avaliar a conjuntura política e traçar estratégias para a eleição de 2006. O partido espera definições nacionais antes de promover eventos de campanha pró-Osmar Dias, pré-candidato a governador. "A população aguarda respostas do Congresso Nacional. Ninguém mais quer ouvir depoimento na CPI, mas quer saber de providências", disse o vice-presidente estadual do PDT, Augustinho Zucchi.

Plumados – O presidente estadual do PSDB, Valdir Rossoni, e a cúpula do partido, filiam amanhã o vereador Mário Celso Cunha ao partido. A solenidade será às 14 horas, no anexo 2 da Câmara de Vereadores. Rossoni anunciou que o partido está se preparando também para receber com festa o vice-prefeito de Curitiba, Luciano Ducci, no dia 3 de setembro, na Sociedade Morgenau. Ambos fazem parte do grupo de 500 pessoas que deixou o PSB.

Sai – O deputado Carlos Simões (PTB) encaminhou requerimento à CCJ pedindo a substituição de Ailton Araújo na comissão. Araújo foi indicado pela bancada, mas deixou o partido e se filiou no PPS. Pelo Regimento Interno, a vaga é assegurada ao partido. O PTB continua tendo direito de ser representado na comissão e como Simões é o único deputado da bancada, está se auto-indicando para a CCJ.

Muda – A saída de Araújo e a entrada de Simões vai equilibrar as forças na CCJ, responsável pelo parecer legal de todos os projetos que tramitam na Casa. Sai um deputado de oposição e entra um governista. A troca deve dificultar as vitórias da oposição, que hoje tem maioria na CCJ. No projeto de autarquização da Emater, por exemplo, a comissão aprovou relatório considerando inconstitucional a mensagem por um voto de diferença.

Fica – O chefe de gabinete do governador Roberto Requião (PMDB), Vanderlei Iensen (PMDB), não pára de atender telefonemas de senadores e governadores do partido. O assunto é sempre o mesmo: a sucessão presidencial de 2006. A possibilidade de disputar a eleição para presidente, no entanto, vem sendo descartada por Requião. "Apesar dos apelos, não adianta o pessoal se animar porque o governador está disposto a disputar mais um mandato e ficar por aqui", disse Iensen.

Pressa – A Asssembléia Legislativa deve votar amanhã projeto que autoriza adequações no Código de Divisão Judiciária. O deputado José Domingos Scarpelini (PSB), pediu urgência na votação da mensagem, que tramita na Casa há quase dois meses e estava sendo analisada pelo deputado Hermes Fonseca (PT) na CCJ. "Não tem nada que justifique tanta demora na votação. São apenas algumas mudanças por causa da fusão dos tribunais de Justiça e Alçada e o TJ tem urgência na aprovação", disse.

Agradecimento – O presidente da Câmara, João Cláudio Derosso (PSDB), fará na terça-feira um jantar para o ex-prefeito Cassio Taniguchi (PFL), na Sapolândia. São convidados os 20 vereadores reeleitos no ano passado e que fizeram parte da base de apoio. Mas Derosso avisa: "É apenas um jantar de confraternização. Ninguém vai dar apoio. Ele ajudou 20 vereadores voltarem à casa legislativa. Agora vamos agradecer a ajuda no período em que foi prefeito."

Venham – A bancada estadual do PMDB vai começar a realizar uma série de reuniões na região metropolitana de Curitiba em busca de pré-candidatos a deputado nas eleições de 2006. Na mira do partido já estão lideranças que acabaram de se filiar, como o prefeito de Pinhais, Luiz Cassiano. "Precisamos de uma chapa forte", explica o deputado estadual, Alexandre Curi, que está na caça de reforços para lançar um candidato em cada município da região.

Pinga-fogo

* O deputado estadual Luiz Carlos Martins considerou acertada a iniciativa da Câmara Federal em aumentar de um para dois anos o prazo mínimo de filiação para quem pretende disputar a eleição.

* Apesar de estar sem partido, Martins acredita que a nova regra vai estimular a fidelidade partidária.

* Único deputado federal do PPS do Paraná, César Silvestri participa na terça-feira, em Brasília, da reunião da Executiva Nacional.

* Com postura crítica ao PT, a pauta é a crise envolvendo o governo Lula e as perspectivas nos estados para a eleição de 2006.

* O presidente da Comissão de Reforma Tributária da Assembléia, Reni Pereira (PSB), teme que os eleitores protestem nas urnas em 2006, através do voto nulo.

* "A população não pode se afastar da política. A crise tem que servir para o crescimento do país", aconselhou.

* O deputado estadual Mauro Moraes (sem partido), único parlamentar brasileiro a ser convidado para fazer palestras em Palermo, na Sicília, recusou o convite.

* Como teria que falar sobre política, justificou que não seria conveniente expor a crise brasileira fora do país.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]