• Carregando...

O Estado brasileiro vai a julgamento hoje à tarde, na Corte Interamericana de Direitos Humanos da Organização dos Estados Americanos (OEA), por causa de grampos telefônicos feitos no Paraná em 1999. O caso envolveu uma juíza da comarca de Loanda, policiais militares e a Secretaria de Segurança do Paraná e permanece impune até hoje. Segundo as entidades que ingressaram com a ação na OEA, MST, Comissão Pastoral da Terra, Justiça Global e Terra de Direitos, entre outras, as interceptações telefônicas tiveram motivação política e participação ativa de agentes públicos. A juíza teria autorizado indevidamente o grampo de um telefone utilizado pelo MST. Caso a corte condene o Brasil por abuso de grampos ilegais, o país terá de se pronunciar, internacionalmente, sobre o caso. O julgamento ocorre na Cidade do México.

90 anos

Uma sessão solene, hoje à tarde, na Câmara Municipal de Curitiba, celebra os 90 anos do jornal Gazeta do Povo, que serão completados em 3 de fevereiro de 2009. Os vereadores Mario Celso Cunha e João Cláudio Derosso, ambos do PSDB, autores da proposta, justificam a homenagem pela "liderança na comunicação social e pelo grande destaque no cenário da imprensa nacional" do jornal.

Reeleição finita

Se depender do deputado federal João Paulo Cunha (PT-SP), relator da reforma política, a reeleição do Executivo no Brasil vai virar história. No parecer que deve apresentar hoje, na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados, Cunha é favorável ao mandato de cinco anos, a valer a partir das eleições de 2010.

Reflexo

Um dia depois de ver seu afilhado político, o vereador Beto Moraes (PSDB), ter sido assaltado por dois homens armados saindo de uma agência bancária, o deputado Mauro Moraes (PMDB) apresentou projeto obrigando os bancos a instalar câmeras de segurança no interior das agências bancárias. Segundo Moraes, apenas o Banco do Brasil tem o equipamento instalado.

Jeitinho

Os deputados estaduais decidiram antecipar a sessão da Assembléia Legislativa de hoje para às 9 horas. A justificativa é que teriam que viajar à tarde para acompanhar o encontro estadual de prefeitos em Foz do Iguaçu. Como as sessões matinais são sempre esvaziadas, nenhum projeto importante deve entrar em discussão, embora a pauta de votações esteja lotada.

Vereador cassado

O presidente da Câmara Municipal de Curitiba, João Cláudio Derosso (PSDB) recebeu ontem o comunicado do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR) determinando a cassação do vereador Mestre Déa (sem partido), por infidelidade partidária. Eleito pelo PP, ele deixou o partido para filiar-se oa PRTB. Em sua vaga assume, por duas semanas, o engenheiro Affonso Celso Koehler Camargo (PP). Derosso tem dez dias para nomeá-lo.

Vereadores em risco

O advogado Cyllenio Pereira, pai do prefeito reeleito de Mandaguari, Cilênio Júnior (PP), protocolou ontem, na Câmara Municipal, o pedido de cassação de três vereadores: Romoaldo Pereira Velasco (DEM), presidente do Legislativo, Nilton Boti (PTB) e Manoel Loureiro (PTB), acusados de má gestão de recursos.

Vereador baleado

O vereador Josinaldo Francisco da Cruz, o Nadinho de Rio das Pedras (DEM), foi baleado na noite de segunda-feira, mas já foi operado e se encontra em situação estável. O vereador tem um histórico violento: suspeita-se que ele comanda a milícia que atua no local.

Nepotismo na Justiça

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) adiou mais uma vez a decisão que vai confirmar se há ou não nepotismo no Tribunal de Justiça do Paraná (TJ). O órgão tem como supostos nepotistas Bianca Emanuelle Glaser Vidal Pinto, nora do desembargador Edson Luiz Vidal Pinto, que trabalha em seu gabinete, e Marlus de Oliveira, genro do desembargador José Augusto Gomes Aniceto, que atua com o sogro. O TJ alega que esses casos não configuram nepotismo.

Justificativa

Os eleitores que não votaram no primeiro turno das eleições têm até amanhã para justificar a ausência no pleito. Quem não votou no segundo turno terá até 26 de dezembro para justificar. O TSE colocou na internet o formulário de justificativa para os eleitores. O formulário deve ser entregue em qualquer cartório eleitoral. É necessário levar um documento oficial com foto.

Pinga-fogo

Do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, criticando ontem o assédio do PMDB ao governador de Minas gerais, Aécio Neves (PSDB). "Querem a minha opinião sincera? Eu acho isso absolutamente fora de propósito. Eu conheço o Aécio a vida inteira, o Aécio é um homem de partido."

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]