• Carregando...
 | Henry Milleo/ Gazeta do Povo
| Foto: Henry Milleo/ Gazeta do Povo

Provavelmente de ressaca após comemorar a reeleição ou lamentar a derrota eleitoral, os vereadores de Curitiba se reúnem hoje às 9 h da manhã. O principal projeto em pauta é de autoria da vereadora Renata Bueno (PPS), que não foi reeleita. A proposta cria um Código Municipal de Leis , que seria a reunião de toda a legislação vigente em Curitiba em um só volume. A intenção é facilitar o acesso da população às leis municipais. Os outros projetos em pauta são nomes de logradouros públicos e declarações de utilidade pública. Os deputados estaduais também irão curar a ressaca eleitoral em plenário. Após 18 dias de recesso branco, a Assembleia volta aos trabalhos hoje. O presidente Valdir Rossoni (PSDB) prometeu que os deputados compensariam o atraso causado pelo recesso. Mas a pauta desta segunda-feira pouco reflete isso. Os deputados votarão seis projetos. O mais relevante deles é a estadualização de uma rodovia entre Coronel Domingos Soares e a PR-449. No restante da pauta, declarações de utilidade pública, denominações de bens públicos e títulos de cidadão honorário.

Baseado

Um secretário de mesa foi preso em um colégio eleitoral do bairro Tingui, em Curitiba, por fumar um cigarro de maconha antes de entrar na seção para trabalhar.

Segundo a PM, a droga foi consumida dentro do colégio, no ambiente externo. Outras pessoas que estavam no local avisaram os policiais, que deram o flagrante. Eles fizeram a prisão e encaminharam o homem ao Fórum Eleitoral.

Cabos eleitores sujam ruas

Enquanto a maior parte da população de Curitiba dormia na madrugada de sábado para domingo, muitas pessoas se aproveitavam da falta de fiscalização para sujar as ruas da cidade com santinhos de candidatos. Os jornalistas Diego Ribeiro e Henry Milleo, da Gazeta do Povo, flagraram durante a madrugada cabos eleitorais de diversos candidatos espalhando santinhos, principalmente nas regiões próximas aos locais de votação. Entre às 2 h e 4 h de domingo, apenas no Colégio Estadual do Paraná, a reportagem flagrou três veículos jogando santinhos. Uma caminhonete preta também foi flagrada jogando santinhos por boa parte da Avenida Iguaçu. A falta de respeito com a população é tamanha que alguns cabos eleitorais chegaram a despejar os santinhos nas ruas na frente dos garis escalados para limpar a sujeira deixada no dia da eleição.

O juiz...

O ministro do STF e relator do processo do mensalão, Joaquim Barbosa, foi a sensação da sessão eleitoral em que vota no Rio de Janeiro. Barbosa foi acompanhado pelos eleitores até a urna. O ministro, que completou 58 anos ontem, atendeu a todos os pedidos de autógrafos e fotos. "Cana neles", gritou um rapaz. "Muitos dizem isso, mas eu não dou muita bola. Não é disso que se trata", comentou o relator, que negou o status de celebridade: "Isso é carinho das pessoas".

... e os julgados

Já o ex-ministro José Dirceu, acusado por Barbosa de ser o mentor do mensalão, tentou evitar ao máximo a imprensa. Dirceu só chegou à seção eleitoral depois que sua mulher e assessores o liberaram. Outro réu do mensalão, o ex-presidente do PT José Genoíno foi menos discreto. Ele não respondeu às perguntas da imprensa, mas repetiu várias vezes a frase: "Vocês são urubus que torturam a alma humana. A diferença é que agora não tem pau de arara, (a tortura) é com a caneta."

Pinga-fogo

"Cumpri o meu dever e acho que as críticas fazem parte do processo democrático. O juiz vota de acordo com sua consciência, com as leis e com a Constituição e presta contas à sociedade. Estou com a consciência absolutamente tranquila."

Ricardo Lewandowski, ministro do Supremo Tribunal Federal e revisor do mensalão.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]