• Carregando...
Garcia: cotado para assumir a secretaria-geral da Unasul | Roosewelt Pinheiro/ABr
Garcia: cotado para assumir a secretaria-geral da Unasul| Foto: Roosewelt Pinheiro/ABr

A presidente eleita, Dilma Rousseff, convidou o assessor internacional de Lula, Marco Aurélio Garcia, a permanecer no Palácio do Planalto. Os dois conversaram na última semana e devem voltar a se falar na segunda-feira. O assessor era cotado por diplomatas sul-americanos para assumir a Secretaria-Geral da União de Nações Sul-Americanas (Unasul), mas desistiu a pedido de Dilma.

Representantes de Uruguai, Venezuela e Argentina articulavam a permanência de Garcia no cargo em substituição ao ex-presidente argentino Néstor Kirchner, morto no mês passado. Os presidentes do bloco se reuniram ontem em Geor­­getown, na Guiana.

Sondado para o cargo na Unasul, Garcia consultou Dilma, que pediu para que permanecesse no governo. Ela ainda não anunciou o nome que irá ocupar o Ministério das Relações Exteriores, mas a expectativa tanto entre diplomatas quanto na equipe de transição é a de que o escolhido seja o embaixador Antonio Patriota, que é próximo ao chanceler Celso Amorim e ocupa a segunda posição do Itamaraty, a Secretaria-Geral.

Câmara Federal

Líder do PMDB na Câmara dos Deputados, o deputado federal Henrique Eduardo Alves admitiu que será do PT a decisão de indicar o candidato a presidente da Casa no primeiro ou segundo biênio. "Como o PT fez a maior bancada, a prerrogativa de escolher indicar o presidente para o primeiro ou segundo biênio será do PT. Mas o PMDB só aceitará se o PT assinar um documento como fizemos nessa legislatura", disse o deputado federal peemedebista, que é candidato a presidente da Casa. "O documento já foi entregue a José Eduardo Dutra, falta o PT assinar", destacou o líder peemedebista.

O deputado federal observou que se o PMDB estiver na presidência no primeiro biênio terá a atribuição de comandar a reforma política. Caso fique com o segundo biênio, estará na presidência da Casa na campanha de 2014. Enquanto o PMDB admite deixar a critério do PT escolher se deseja a presidência da Câmara no primeiro ou segundo biênio da legislatura, os peemedebistas já cuidam em definir nome para os ministérios. O deputado federal Henrique Eduardo Alves afirmou que para o Ministério da Integração Nacional deverá ser indicado o deputado federal Marcelo Castro. Já o deputado Wagner Rossi deverá ir para o Ministério da Agricultura.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]