• Carregando...

A presidente Dilma Rousseff disse ao secretário-geral da ONU, Ban Ki-Moon, que o Brasil pretende propor o debate sobre segurança e desenvolvimento no Conselho de Segurança quando ocupar a Presidência rotativa do órgão, informou o assessor especial da Presidência para Assuntos Internacionais, Marco Aurélio Garcia.

Dilma e o chefe da Organização das Nações Unidas (ONU) mantiveram uma conversa telefônica de pouco mais de 15 minutos. Ban ligou para a presidente por volta das 18h para cumprimentá-la pela posse.

"O Brasil deve assumir em fevereiro a Presidência rotativa do Conselho de Segurança e pretende introduzir, neste momento, uma discussão sobre segurança e desenvolvimento", afirmou Garcia a jornalistas nesta segunda-feira. "É um tema que nos é muito caro, ocupando um lugar importante na política externa brasileira nos últimos tempos."

De acordo com o assessor, o chefe da ONU considerou a ideia "excelente".

Dilma solicitou a Ban que a ONU instale uma escola específica sobre segurança e desenvolvimento social, vinculada à universidade da organização.

Ban Ki-Moon também elogiou a atuação brasileira na coordenação de esforços no Haiti, enquanto Dilma demonstrou otimismo em relação à situação política do país caribenho com a visita de uma missão da Organização dos Estados Americanos (OEA) para a análise dos resultados das eleições de novembro, alvo de denúncias de fraude e irregularidades

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]