• Carregando...
Lula e Dilma em encontro recente: ex-presidente é apontado como "favorito" para eleições de 2014. | REUTERS/Ricardo Stuckert/Instituto Lula
Lula e Dilma em encontro recente: ex-presidente é apontado como "favorito" para eleições de 2014.| Foto: REUTERS/Ricardo Stuckert/Instituto Lula

A presidente Dilma Rousseff bateu mais um recorde de popularidade após um ano e três meses de mandato, mas seu antecessor, Luiz Inácio Lula da Silva, é o preferido dos brasileiros para ser o candidato do PT ao Planalto em 2014, mostra pesquisa do Datafolha publicada na edição deste domingo pelo jornal Folha de S. Paulo.

Cerca de 57% dos brasileiros consideram que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve concorrer às próximas eleições presidenciais de 2014, apesar da boa gestão de sua herdeira política e atual presidente, Dilma Rousseff. De acordo com a pesquisa, 32% que preferem Dilma como candidata à reeleição. Outros 6% disseram que nenhum dos dois deveria ser candidato pelo Partido dos Trabalhadores (PT).

A sondagem, feita pelo Datafolha, revelou que o atual governo possui uma aprovação de 64%, contra 59% em janeiro. Já 29% das pessoas o qualificam como regular e 5% como ruim. A avaliação pessoal da presidente, de 64 anos, chegou a 68%. Outra sondagem da empresa privada Ibope lhe conferiu uma aprovação de 77% em março."A presidente Dilma apresenta uma curva crescente de popularidade e pode reduzir esta desvantagem com relação a Lula, caso essa trajetória seja mantida", disse Mauro Paulinho, diretor da Datafolha. Rousseff substituiu a Lula, seu padrinho político, que deixou o poder (exercido entre 2003 e 2010) com uma popularidade de 80%.

De acordo com o levantamento, o governo Rousseff é avaliado como regular por 29% dos entrevistados. Outros 5% consideram que a atual administração é ruim ou péssima. Em janeiro, essas taxas foram de 33% e 6%, respectivamente.

Os índices revelam a melhor avaliação obtida por um presidente no período considerado. Com um ano e três meses de mandato, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso tinha o governo aprovado por 30% e Luiz Inácio Lula da Silva por 38%.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]