• Carregando...
Dilma com a presidente da Argentina: desabafo sobre a dificuldade de montar o ministério | Enrique Marcarian/Reuters
Dilma com a presidente da Argentina: desabafo sobre a dificuldade de montar o ministério| Foto: Enrique Marcarian/Reuters

Microfones vazados

Presidente desabafa: montar ministério no Brasil "é difícil"

A presidente Dilma Rousseff foi ouvida ontem, em Buenos Aires, durantes reunião do Mercosul, dizendo que montar seu novo ministério está "muito difícil". Ela conversava com a presidente Cristina Kirchner, da Argentina, sem perceber que os microfones estavam ligados. Cristina perguntou a Dilma se os novos ministros seriam anunciados hoje. Dilma respondeu que não. "É muito difícil. Você não sabe como é difícil no Brasil". As duas sorriram e Cristina afirmou: "Boa sorte". As duas presidentes participaram ontem da 47ª reunião de cúpula do Mercosul, na Argentina.

A presidente Dilma Rousseff termina seu primeiro mandato com 52% de aprovação ao seu governo, 41% desaprovam e 8% não souberam responder. O índice é quatro pontos porcentuais superior ao do último levantamento realizado pelo CNI/Ibope. Em setembro, Dilma era aprovada por 48%. Mesmo assim, ela chega ao fim desta gestão com índice bem menor do que teve em seus dois primeiros anos à frente do Palácio do Planalto. Em março do ano passado, por exemplo, ela era aprovada por 79% dos entrevistados.

De acordo com a pesquisa, a avaliação da gestão da petista praticamente não teve alteração. Oscilou de 38% em setembro para 40% de ótimo e bom. Para 32%, ela fez um governo regular e, para 27%, ruim ou péssimo. Dos entrevistado, 1% não responderam. Em relação ao segundo mandato, os eleitores pouco alteraram sua avaliação. Para 41%, ela fará uma administração ótima ou boa; 25% acreditam que será regular, e 28%, ruim ou péssimo. Apenas 4% não quiseram fazer prognósticos.

Já a confiança na presidente inverteu a curva. Em setembro, 50% não confiavam e 45% confiavam. Agora, 51% dizem confiar nela, e 44% não. A atuação de Dilma nas áreas de saúde e segurança continua com forte desaprovação da população. Em ambos os casos, 71% declararam que não estão satisfeitos com as ações governamentais nessas áreas. Os impostos foram apontados como problema para 72% dos entrevistados. Em contrapartida, é no combate à pobreza que Dilma se sai melhor: 54% disseram que aprovam as medidas tomadas por ela para enfrentar o problema, e 43% não aprovam.

Lava Jato

O noticiário sobre a Operação Lava Jato, conduzida pela Polícia Federal para investigar corrupção na Petrobras, foi lembrado pela maior parte da população em pesquisa realizada pelo Ibope no início de dezembro. Disseram que acompanharam notícias relacionadas à Lava Jato 45% dos entrevistados.

A pesquisa, que ouviu 2.002 pessoas em 142 municípios, tem margem de erro de dois pontos porcentuais e nível de confiança de 95%. As entrevistas foram feitas entre os dias 5 e 8 de dezembro a pedido da Confederação Nacional da Indústria (CNI).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]