• Carregando...
José Pimentel (PT), senador | Lia de Paula/Agência Senado
José Pimentel (PT), senador| Foto: Lia de Paula/Agência Senado

A União Nacional dos Estudantes (UNE) inicia neste mês a Jornada Nacional de Lutas com passeatas e manifestações pela aprovação do Plano Nacional de Educação, que destina 10% do PIB para políticas educacionais e estabelece obrigações a serem cumpridas nos próximos dez anos. O projeto passou pela Câmara e está em tramitação no Senado. No último dia 28, a Comissão de Assuntos Econômicos do Senado aprovou o relatório do petista José Pimentel (CE, foto), que estabelece uma meta intermediária – aprovada na Câmara – para que 7% do PIB sejam investidos em educação. Pelo texto do Senado, a exigência seria feita a partir do quinto ano de vigência do plano e a obrigação de 10% só seria exigida a partir do décimo ano. Na Jornada Nacional de Lutas, os estudantes também vão defender que 100% dos royalties do petróleo e 50% do Fundo Social do Pré-Sal sejam investidos em educação. As reivindicações foram debatidas no 3º Congresso da UNE, que terminou ontem, em Goiânia.

Agenda

• Hoje – O debate Os Novos Desafios dos Órgãos de Controle marca a comemoração dos 66 anos do Tribunal de Contas do Estado, com participação do ministro Augusto Nardes, presidente do Tribunal de Contas da União.

• Amanh㠖 O secretário de Estado da Saúde em exercício, René Moreira dos Santos, apresenta na Assembleia Legislativa o relatório de atividades da pasta no 1º quadrimestre deste ano.

• Quarta-feira – A CCJ do Senado sabatina o advogado Luís Roberto Barroso, indicado ao cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal.

Na Europa

A presidente Dilma Rousseff se prepara para ir a Portugal no próximo dia 10, onde se reunirá com o primeiro-ministro do país, Pedro Passos Coelho. Ela vai participar das atividades de encerramento do Ano do Brasil em Portugal e do Ano de Portugal no Brasil, iniciado em 7 de setembro do ano passado.

Protesto

Um passeio ciclístico (foto 1) reuniu centenas de pessoas na manhã de ontem em Brasília em um ato de repúdio à PEC 37, que limita o poder de investigação criminal do Ministério Público. Caso seja aprovada, a mudança determinará a exclusividade da investigação para as polícias civil e federal. Os cerca de 250 manifestantes percorreram 5 quilômetros entre a sede do MP do Distrito Federal e o Congresso, onde fizeram um ato cívico e cantaram o Hino Nacional. A PEC está pautada para ser votada no próximo dia 26.

Hospitalizado

O governador de Sergipe, Marcelo Déda (PT), deixou ontem a UTI do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, e foi para um quarto. Déda foi internado na segunda-feira da semana passada para tratamento de neoplasia gastrointestinal, com quadro de dificuldade alimentar, que vem sendo corrigido com "medidas de suplementação nutricional’’. O petista encontra-se consciente e respira sem a ajuda de aparelhos.

Pinga-fogo

"Como nada foi resolvido sobre o reajuste, decidimos tomar uma posição mais drástica. Pelas vias da conversa o governo não está nos ouvindo."

Marcelo Machado, presidente da Associação Nacional dos Militares do Brasil, que cita a questão salarial como um dos fatores da desmoralização das Forças Armadas. O grupo fará um protesto em Brasília no próximo dia 11.

Colaborou: Euclides Lucas Garcia

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]