Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Reforço

Dirceu intensifica busca de apoio para evitar cassação no plenário

Deputado passa a tarde dando telefonemas para os parlamentares pedindo apoio no julgamento que deve ser realizado nesta quarta

Depois de participar da reunião de coordenação do PT, onde falou de seu processo de cassação, o deputado José Dirceu (PT-SP) passa a tarde dando telefonemas para os parlamentares pedindo apoio no julgamento que deve ser realizado nesta quarta-feira. Para fechar a lista, ele precisa falar ainda com cerca de 30 deputados. Para alguns, está ligando pela segunda vez para reforçar o pedido de apoio. Além dele, estão trabalhando na mobilização contra a cassação os deputados Luiz Eduardo Greenhalgh (PT-SP), Sigmaringa Seixas (PT-DF), Ângela Guadagnin (PT-SP), Nilson Mourão (PT-AC) e o presidente do PT, Ricardo Berzoini (PT-SP).

Pela avaliação de Dirceu, segundo seus interlocutores, o PMDB pode ser decisivo em sua cassação, já que este é o partido da base em que encontra maior dificuldade para obter apoios, principalmente pela influência do grupo do ex-governador Anthony Garotinho e dos deputados Nelson Trad (PMDB-MS) e César Schirmer (PMDB-RS), membros do Conselho de Ética. No PMDB, ele não conta com mais do que 30 votos contra a cassação.

Até agora a promessa de maior apoio é do pequeno PCdoB, do presidente da Câmara Aldo Rebelo (SP). A previsão é que tenha 100% de apoio dos nove parlamentares comunistas. No PSB do ex-ministro da Ciência e Tecnologia Eduardo Campos (PE), a dissidência pode chegar a 20%. Reservadamente, líderes do partido lembram as enormes dificuldades que o PSB encontrou no Ministério por culpa da interferência de Dirceu quando era ministro da Casa Civil.

O PTB estaria dividido e na bancada do PP, liderada por Ricardo Barros (PR), ex-vice-líder do governo Fernando Henrique Cardoso, cerca de 40% estariam trabalhando contra Dirceu. Outra parte do PP acha que cassando Dirceu pode salvar o líder José Janene (PR) e o presidente Pedro Corrêa (PE). No próprio PT, que o líder Henrique Fontana (RS) promete encaminhar contra a cassação, deve haver cerca de 10 dissidências. Dirceu acha que pode ter alguns votos também na oposição, como no PDT de Miro Teixeira (RJ), no PFL e no PSDB.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.