• Carregando...

A cela do ex-ministro da Casa Civil José Dirceu no Complexo Penitenciário da Papuda é maior do que a dos demais detentos, tem chuveiro quente, microondas e televisão, afirmaram nesta terça-feira (29) deputados da oposição que visitaram o presídio.

A visita foi realizada durante a tarde por integrantes da Comissão de Direitos Humanos da Câmara. Foi organizada a partir de um requerimento do deputado Nilmário Miranda (PT-MG), que atendeu a pedido dos filhos de Dirceu, o deputado Zeca Dirceu (PT-PR) e Joana Saragoça. Eles fizeram um apelo para que a comissão verifique se há regalias ou se o regime a que Dirceu foi condenado no processo do mensalão está sendo descumprido.

Segundo o deputado Arnaldo Jordy (PPS-PA), a direção do CIR (Centro de Internamento e Reeducação) afirmou que Dirceu e os demais condenados no mensalão (dos quais atualmente só resta o ex-ministro) foram alocadas em um local onde funcionava uma cantina, que foi desalojada para recebê-los, e em uma cela maior que a dos demais detentos: a de Dirceu tem 23 m2, enquanto as outras possuem 15 m2. "Eu pedi a informação ao diretor. A cela do Dirceu tem 23 m2, as outras celas têm em média 15 m2. Ele está sozinho na dele", relatou Jordy. Ele afirma também que abriu o chuveiro da cela de Dirceu e constatou que havia água quente. "Existe sim um tratamento diferenciado", afirmou a deputada Mara Gabrilli (PSDB-SP).

Quando chegaram à cela do ex-ministro, segundo os relatos, Dirceu assistia ao jogo de futebol entre o Real Madrid e o Bayern de Munique. Vestia short e camisa brancos. Contou sobre a rotina na Papuda, dedicada à leitura e a trabalho na biblioteca, e se queixou de não ter recebido autorização para trabalhar.

Os deputados foram acompanhados do diretor do CIR, Márcory Mohn, e do subsecretário do Sistema Penitenciário do DF, João Feitosa.Também presentes à visita, os deputados Miranda, Jean Wyllys (PSOL-RJ) e Luiza Erundina (PSB-SP) afirmaram não considerar haver regalias e disseram que outras celas têm TV de plasma, microondas e fogareiro. "A cela dele tem até infiltrações", disse Erundina. "Não há nada de diferente para ele na comida, nas visitas ou no uso do celular, que, nesse caso, é proibido", disse Nilmário Miranda. "Não há possibilidade de ele usar celular, já que ele conversa com advogados e visitantes no parlatório. Não tem contato físico."

A Secretaria de Segurança do Distrito Federal negou, por meio da assessoria, as regalias. Segundo o governo, a cela de Dirceu é padrão, todo preso com bom comportamento tem direito a TV e não há sistema de aquecimento de água na Papuda.O advogado de Dirceu, José Luis Oliveira Lima, também negou a existência de regalias. "Em todas as oportunidades que visitei meu cliente jamais identifiquei tratamento privilegiado. As afirmações da oposição são políticas. O meu debate é jurídico, não político."

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]