• Carregando...

Os diretores da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) poderão apresentar renúncia coletiva na próxima reunião do órgão, prevista para terça-feira. A informação é de uma fonte do setor que acompanha de perto a reunião da Anac que acontece nesta tarde, na sede do Rio, para discutir a redistribuição de malhas. Segundo esta fonte, o consenso sobre a renúncia coletiva estaria esbarrando na recusa da diretora Denise Abreu, que estaria resistindo à idéia. Um dos diretores, Leur Lomanto, quis apresentar sua demissão ao cargo nesta sexta-feira, mas foi convencido pelo ministro Walfrido Mares Guia a não fazê-lo agora.

De acordo com o Blog do Noblat , o DEM vai entrar com uma ação popular em que impugna a legalidade da nomeação do diretor-geral, Milton Zuanazzi, e de Denise Abreu e Leur Lomanto. A ação diz haver vícios na indicação dos diretores promovida pelo governo federal.

Ozires Silva e assessor de Jobim são cotados para lugar de Zuanazzi

Um nome que já está sendo cotado para a substituição de Milton Zuanazzi é o do brigadeiro Jorge Godinho, atual assessor do ministro da Defesa, Nelson Jobim. Outro nome para a constituição da nova diretoria é o de Ozires Silva, ex-presidente da Embraer e da Varig.

Empossado na quarta-feira, em substituição a Waldir Pires, Jobim prometeu avaliações sobre o setor aéreo, mergulhado em crise há dez meses, antes de anunciar decisões sobre demissões na Infraero e alternativas para a Anac. Os diretores da agência não podem ser demitidos pelo presidente da República ou pelo ministro.

A expectativa é que Jobim discuta a situação da Anac com Zuanazzi, na segunda-feira. A Anac tem sido alvo de duras críticas no Congresso e entre membros do Poder Executivo pela gestão da malha aérea no país e condições de segurança de vôo.

No Rio de Janeiro, uma fonte com acesso aos bastidores da Anac afirmou que o clima na agência está muito ruim.

- A renúncia coletiva já foi discutida entre eles, mas publicamente eles negam até a morte - disse.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]