• Carregando...

O corregedor da Câmara, Ciro Nogueira (PP-PI), inscreveu sua candidatura a presidente da Câmara nesta segunda-feira se apresentando como a terceira via na disputa pela sucessão de Severino Cavalcanti, já que a oposição apóia José Thomaz Nonô (PFL-AL), interino na presidência da Casa, e o governo lançou Aldo Rebelo (PCdoB-PE).

A eleição deverá ser marcada pela pulverização. Com Ciro e Dornelles já são seis os candidatos registrados. Já tinham se inscrito: João Caldas (PL-AL), Jair Bolsonaro (PP-RJ), Luiz Antônio Fleury (PTB-SP) e Alceu Collares (PDT-RS).

Nonô e Aldo Rebelo só devem registrar suas candidaturas na terça-feira. O presidente do PMDB, Michel Temer (SP), ainda não fez registro, mas disse nesta segunda-feira que continua na disputa pela presidência da Câmara.

Ciro Nogueira disse que o PP vai se reunir por volta das 19h desta segunda-feira para discutir a eleição. O partido tem dois candidatos na disputa: Francisco Dornelles (RJ) também se inscreveu nesta segunda-feira. Certo de que poderá conquistar os votos do baixo clero, Ciro aposta que convencerá o partido a optar por sua candidatura:

- A nossa administração é neutra. Somos a terceira via para fazer a Casa andar - afirmou.

Indagado se Severino Cavalcanti estaria disposto a trabalhar por sua candidatura e pedir votos no baixo clero, Ciro disse ter pedido ao amigo para não se envolver na campanha.

- O Severino é amigo, mas falei que ele não deve se envolver.

Já o deputado Francisco Dornelles deixou claro que não vai desistir da disputa, ao fazer o registro oficial na Mesa da Câmara nesta manhã:

- Recebi o apoio dos deputados do PP e vou levar meu nome ao plenário. Desconheço qualquer negociação contrária a esta decisão da bancada.

Apesar de o candidato do PTB dizer que é quase impossível o partido apoiar Temer porque este só aceita a coalizão em torno de seu nome, o peemedebista disse que continua conversando com PL, PP e PTB em busca de apoio.

Temer não escondeu sua insatisfação com o lançamento de Aldo como candidato do governo. Indagado se apoiaria alguém no segundo turno, Temer limitou-se a dizer:

- Eu vou conversar com o Nonô.

O prazo termina às 18h de terça-feira. Até lá, governo e oposição vão continuar buscando o apoio dos demais candidatos.

Quem deve ser o novo presidente da Câmara dos Deputados? Clique aqui e vote você também

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]